Last modified: 2015-08-27
Abstract
- INTRODUÇÃO
A trajetória do arquiteto Félix Candela, reconhecido mundialmente por suas obras em forma de paraboloides hiperbólicos, tem sido referenciada em diversos trabalhos de arquitetura, os quais buscam demonstrar a diversidade formal conseguida a partir da exploração de uma única superfície, transitando com soluções formais para espaços religiosos, comerciais, culturais, industriais. As estratégias formais do arquiteto, a partir de operações e transformações geométricas induzem à reflexão sobre as possibilidades de estruturar processos criativos a partir de um único elemento fundamental.
No contexto em que se insere esta proposta de estudo, tem-se utilizado da representação gráfica digital de obras de arquitetura para a investigação de processos projetuais de arquitetos reconhecidos. Neste sentido, busca-se dar prosseguimento a trabalhos anteriores, agora aprofundando os estudos nas questões geométricas das diversas obras do arquiteto e no desenvolvimento de processos de modelagem para tais obras.
Anteriormente, já se havia realizado uma investigação sobre os raciocínios que diferentes softwares de modelagem proporcionam, a fim de verificar qual ou quais seriam os mais adequados para a modelagem das obras do arquiteto. O objetivo do estudo era esquematizar e refletir sobre a estrutura de saber veiculada em diferentes processos de modelagem para as obras de Félix Candela em três diferentes softwares: SketchUp, 3ds Max e o plug-in de parametrização Grasshopper, associado ao Rhinoceros. Teve-se como resultado que o software mais indicado seria o paramétrico, uma vez que o estudo apontou a possibilidade de desenvolvimento de único esquema paramétrico, onde, a partir da alteração de alguns parâmetros, fosse possível obter a modelagem de qualquer uma das obras delimitadas naquele trabalho.
Desta forma, este estudo de interesse didático, voltado ao ensino de geometria para estágios iniciais de formação em arquitetura, tem como objetivo dar continuidade ao trabalho mencionado. Agora com o intuito de responder ao seguinte questionamento: como, através de um processo de modelagem paramétrica, utilizando o Grasshopper, é possível compreender as relações geométricas existentes entre as obras de Candela compostas a partir de paraboloides hiperbólicos?
2. METODOLOGIA
Para o desenvolvimento deste estudo estruturou-se a seguinte metodologia: revisão de literatura; delimitação das obras de Candela a serem analisadas e modeladas; análise geométrica as obras de Candela; reconhecimento do plug-in Grasshopper; modelagem paramétrica das obras de Candela com o Grasshopper (etapa em que o estudo encontra-se); e sistematização e divulgação dos resultados obtidos.
Revisão bibliográfica: Nesta etapa buscou-se o reconhecimento de referenciais sobre o uso de tecnologias digitais para o ensino de geometria, aprofundando nas questões de parametrizações e de trabalhos semelhantes ao aqui proposto, que abordem as questões de modelagem paramétrica de obras compostas a partir de uma mesma forma geradora. No estudo que deu início a este já se havia realizado uma revisão de literatura referente à origem da aplicação de paraboloides hiperbólicos na arquitetura e momento em que Félix Candela começou a aplicar tal forma em suas obras, além da revisão sobre as obras de Félix Candela e do contexto histórico em que foram construídas.
Assim, as principais referências deste estudo foram os trabalhos de Pereira e Vaz (2012 e 2013), que buscando a compreensão das estratégias formais adotadas por Candela, desenvolveram um estudo no qual foram selecionadas algumas das principais obras do arquiteto, desenvolvendo processos paramétricos de modelagem para elas através do plug-in Grasshopper, utilizado junto ao software Rhinoceros.
De acordo com os autores, o objetivo era verificar as possibilidades que a utilização deste tipo de modelagem pode gerar para o processo de ensino de geometria no âmbito da arquitetura. Como resultado, foram obtidos diferentes esquemas paramétricos, organizados a partir de combinações de operações geométricas. Entretanto, em Pereira e Vaz (2013), os autores apontam que todos estes esquemas partem da inserção de duas retas reversas parametrizadas, as quais seriam duas diretrizes de um paraboloide hiperbólico. Também destacam que a partir dos cinco esquemas desenvolvidos seria possível obter todas as demais obras de Candela e ainda criar novas composições.
O processo de modelagem paramétrica permite que se definam relações entre elementos ou grupos de elementos relativos à composição de um objeto (Dunn, 2012). Ainda segundo este autor, a parametrização é extremamente útil para situações de modelos que apresentem uma maior complexidade, ou seja, que envolvam vários parâmetros. Também enfatiza a vantagem de que através deste tipo de processo de modelagem podem-se alterar a qualquer momento os parâmetros estabelecidos e estas modificações refletirão na alteração automática do modelo geométrico. E Wilson Florio (2011) também fala da importância do Grasshopper, um dos plug-ins disponíveis para parametrizações, para o estudo de geometrias complexas como as topológicas, caso das obras de Candela.
Reforçando essa ideia, ainda tem-se o relato de Mayer (2003), outro importante referencial deste estudo, que desenvolveu um trabalho semelhante a este, com o objetivo de fazer uma análise e identificação de elementos pertencentes à linguagem arquitetônica de Oscar Niemeyer. A autora diz que as análises de gramática da forma, realizadas por ela sem o uso de computador para o estudo de algumas das obras do arquiteto, poderiam abranger a obra completa de Niemeyer caso fosse utilizado um processo generativo automatizado, com o uso de computadores. Assim, reafirma-se a ideia de que poderia ser utilizado um processo de modelagem paramétrica através do Grasshopper para este tipo de estudo, obtendo-se as vantagens discutidas por Dunn (2012) e Florio (2011). Além disso, a partir do trabalho de Mayer (2003), percebe-se a importância do desenvolvimento de um esquema paramétrico para a realização de novos estudos semelhantes, tendo em vista a possibilidade de fácil ampliação dos trabalhos através da inserção de parâmetros para a obtenção de outras obras. Caso verifique-se que um determinado arquiteto se utiliza de um sistema generativo, pode-se facilmente obter novas composições seguindo o processo projetual do arquiteto.
Delimitação das obras de Candela a serem analisadas e modeladas: Esta etapa compreendeu a seleção das obras mais significativas do arquiteto, delimitando-se somente aquelas compostas a partir de paraboloides hiperbólicos. Tal seleção foi feita a partir do trabalho de Pereira e Vaz (2013), selecionando-se um total de dezesseis obras.
Análise geométrica das obras de Candela: A análise formal de obras do arquiteto consistiu na observação das suas lógicas compositivas para aquisição de dados para o posterior processo de modelagem. Tais análises já haviam sido desenvolvidas em no estudo anteriormente mencionado, o qual deu origem a este.
Reconhecimento do plug-in Grasshopper: O reconhecimento das possibilidades de aplicações do plug-in Grasshopper, juntamente ao Rhinoceros, foi feito a partir de tutoriais obtidos na internet. Buscaram-se também materiais já direcionados à modelagem de obras compostas a partir de paraboloides hiperbólicos, utilizando-se como importante referencial o material de Brod (2014).
Modelagem paramétrica das obras de Candela com o Grasshopper: Esta etapa, que se encontra em um estágio inicial de desenvolvimento, consiste na modelagem das obras de Candela selecionadas na etapa anterior, explorando a possibilidade de obter um único esquema lógico e paramétrico que permita a obtenção de todas as obras delimitadas.
A partir das análises geométricas, com a identificação de todas as transformações aplicadas aos paraboloides hiperbólicos de cada obra, deu-se início a identificação dos parâmetros que seriam coincidentes no processo de modelagem das mesmas.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados parciais compreendem a identificação das operações geométricas utilizadas por Candela para compor suas obras, as quais determinam quais os parâmetros que devem ser criados no Grasshopper para a modelagem paramétrica das obras.
A partir disto e dos indicativos já obtidos nesta etapa inicial de modelagem, percebe-se a possibilidade da composição de um esquema paramétrico único, a partir do qual se possam obter todas as obras aqui delimitadas. Além disso, acredita-se que este esquema possa ser utilizado para a geração de novas composições, baseadas no processo projetual do arquiteto.
Ambas as possibilidades seriam extremamente satisfatórias para a compreensão formal destas obras por parte dos estudantes de estágios iniciais de formação em arquitetura. O produto final, que compreenderia em um conjunto de parâmetros, poderia ser transformado em um material didático, contribuindo para o processo de ensino/aprendizagem de geometria.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir dos resultados parciais, acredita-se que a parametrização das obras de Candela pode ser utilizada para compreender e evidenciar as relações geométricas existentes entre elas e que isto pode ser feito a partir de um esquema paramétrico único, o qual contenha a parametrização de todas as obras delimitadas.
Keywords
References
BROD, Gustavo. Desenho paramétrico em estágios iniciais de formação em arquitetura: questões metodológicas, conceituais e tecnológicas. 2014. 150f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
DUNN, Nick. Proyecto y construcción digital em arquitectura. 1.ed. Barcelona: Blume, 2012.
FLORIO, Wilson. Modelagem paramétrica, criatividade e projeto: duas experiências com estudantes de arquitetura. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/viewFile/51010/55077. Acesso em: março de 2015.
MAYER, Rosirene. A linguagem de Oscar Niemeyer. 2003. 162f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
PEREIRA, Natália. VAZ, Carlos. Parametrismo e ensino de geometria - as superfícies de Félix Candela. In: GRAPHICA 2013, Florianópolis. Anais do GRAPHICA 2013.
VAZ, Carlos. PEREIRA, Natália. A modelagem paramétrica e o ensino de geometria descritiva – as superfícies de Felix Candela. In: SIGRADI – Congresso da Sociedade Ibero Americana de Gráfica Digital, 2012, Fortaleza. Anais do SIGRADI 2012. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012.