Last modified: 2015-08-27
Abstract
INTRODUÇÃO
A pesquisa busca contribuir com o conhecimento de geometria, da história e patrimônio da cidade de Salvador (BA) e da relação entre ferramentas computacionais e projeto de arquitetura através da construção de modelos físicos tridimensionais produzidos com softwares de modelagem e planificação. Este artigo pretende estudar uma parte deste problema, ou seja, a coleta de dados, o levantamento fotogramétrico das edificações, através do aplicativo Autodesk 123D Catch®. Procura-se, assim, colaborar com a gestão cultural, no intuito de produzir objetos de aprendizagem, propor ações educativas em escolas e estimular a responsabilidade cidadã na salvaguarda do seu patrimônio. Os recursos pedagógicos para facilitar o acesso e assimilação de conhecimento, auxiliados por um objeto de aprendizagem, evocam a Educação Patrimonial, compreendida como o desenvolvimento de uma visão crítica sobre o patrimônio cultural e sua leitura para a busca e entendimento sobre saber.
O objetivo da pesquisa é, portanto, desenvolver objetos de aprendizagem relacionados à arquitetura patrimonial da Salvador para escolas de Ensino Fundamental, além de cadastrar essas edificações do período enquanto a cidade foi capital da Colônia, ou seja, entre os anos de 1549 até 1763. Além disso, objetiva-se o estudo da geometria e da história das edificações do período. Justifica-se este projeto pela necessidade de novos meios de intermediação entre o professor e seus alunos nas escolas através dos objetos de aprendizagem.
Propõe-se, então, que essa apropriação seja uma ação lúdica, uma vez que, a ludicidade auxilia o processo de aprendizagem. Além disso, educadores acreditam que a brincadeira, ou toda situação que permita descontração e imaginação, é fundamental para o desenvolvimento social e intelectual (VIGOTSKY, 1989). O lúdico permite uma maior interação física e social, desperta interesse e curiosidade, instiga a ações de pensamentos próprios, ao compartilhamento e ao respeito a regras e opiniões. Para esta pesquisa, os objetos de aprendizagem desenvolvidos são modelos tridimensionais físicos impressos para montagem – Maquetes de Papel.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A pesquisa está dividida em duas etapas. A primeira é justamente onde reside a pesquisa deste artigo, que é a coleta de dados das edificações, ou seja, o cadastro. A segunda etapa, é a planificação da volumetria resultante deste cadastro e sua impressão.
O cadastro é realizado através da técnica da Fotogrametria. Ela pode ser entendida como a ciência aplicada, a técnica e a arte de extrair de fotografias a forma, as dimensões e a posição dos objetos nelas contidos (CERQUEIRA ET AL, 2003; RIBEIRO, 2002). Sua etimologia grega ajuda compreender um pouco mais: photon = luz, graphos = descrição metron = medidas, ou seja, a descrição de medidas através da luz (MENEGRETE, 1999). Sua aplicação na arquitetura é tão recente que ainda estão sendo estudadas e comparadas diversas técnicas, softwares e aplicações. A modelagem tridimensional de edifícios históricos constitui um novo campo de conhecimento, que vêm atuando como uma importante ferramenta para a representação do passado e do presente das cidades, contribuindo para a compreensão de sua evolução histórica e para seu planejamento (CATTANI ET AL, 2008).
Mas o grande avanço da técnica foi dado a partir da criação da tecnologia digital. Segundo Irineu da Silva, a “Fotogrametria Digital é a parte da fotogrametria que trata dos aspectos geométricos do uso de fotografias, com a finalidade de obter valores precisos de comprimentos, alturas e formas, baseando-se no só de imagens digitais, armazenadas em meio magnético, na forma de pixels. As câmeras fotogramétricas digitais são mais um passo altamente revolucionário da fotogrametria (RIBEIRO, 2002).
Recentemente, a Autodesk lançou uma plataforma de serviços chamada 123D, com diferentes funcionalidades. Entre eles[1] softwares para simular circuitos eletrônicos (123D Circuits® e o 123D Make®, para impressão 3D, além Autodesk 123D Sculpt serve para escultura e pintura de criações em 3D no iPad. Para esta pesquisa, utiliza-se o 123D Catch®, para fotogrametria, e que é utilizado nesta pesquisa. Seu download pode ser feito como aplicativo de celular tanto no sistema operacional IOS quanto para Iphone ou Ipad (AUTODESK, 2015) ou ainda, como executável para PC, que se tornou mais eficaz devido ao processamento das imagens. Após diferentes testes no smatphone, resolveu-se abandonar a pesquisa nele.
O software 123D Catch®, oriundo do com o nome-código anterior de Projeto Photofly nos Autodesk Labs (AUTODESK, 2011), funciona em quatro etapas: A primeira é a Capture, etapa de registro fotográfico, através de uma interface que relaciona a posição da câmera com as fotos capturados. Aqui, tem-se a captura de, no mínimo, seis fotos da posição superior e dezoito das laterais. A segunda etapa é a Uplodad, quando, após selecionadas as fotos da etapa anterior, o software as imagens inseridas, calcula de onde foram tomadas as fotos e oferece uma proposição inicial de modelo tridimensional. A próxima etapa, é a Create Capture, quando é demonstrado o resultado. Nesta etapa, é onde é possível utilizar a técnica da fotogrametria, aferindo pontos e distâncias.
Por fim, a Etapa Download Capture, quando se faz o download em formato três formatos possíveis: 1: FORMATO .DWG para Autodesk AutoCAD®, software padrão dentro dos estudos de Arquitetura e Urbanismo; 2 FORMATO AUTODESK FBX, que proporciona a troca universal de ativos 3D, removendo barreiras de compatibilidade de dados e oferecendo aos usuários a liberdade de construir canais de processamento mais eficientes; 3 FORMATO OBJ, que carrega informações sobre a malha poligonal, sobre o mapeamento de texturas e uso de materiais. No formato mais básico, o arquivo é composto por um conjunto de vértices, conjunto de normais, conjunto de mapeamentos de texturas e conjunto de faces. Além disso, o aplicativo tem também recursos incorporados para compartilhamento, com filmes curtos ou animações para visualização em dispositivos móveis, YouTube ou outros canais de mídias sociais (AUTODESK, 2011).
Por fim, a segunda e última etapa de planificação. A partir da modelagem tridimensional da etapa anterior, planifica-se o modelo gerado tanto no Autodesk AutoCAD® quanto no software Pepakura Designer®. A partir dos modelos planificados, tem-se testes de montagem e impressão. Tem-se, portanto, o objeto de aprendizagem, ou seja, a maquete de papel (Figura 1).
RESULTADOS
Conclui-se que o aplicativo 123D Catch é de fácil manuseio, com interface rápida e velocidade de processamento adequada para a pesquisa no PC. Como resultado, espera-se a planificação de duas edificações do centro Histórico de Salvador, incluindo monumentos sem obstáculos visíveis e que se possa ter acesso em seu entorno como um todo, ou seja, uma visão de 360º.
DISCUSSÃO
O estudo pode contribuir para a documentação arquitetônica de Salvador de maneira rápida e de baixo custo e, assim, facilitar o trabalho com objetos de aprendizagem. A própria plataforma Autodesk 123D permite a disponibilização dos resultados numa rede social, entretanto, o propósito deste artigo é trabalhar com os alunos de Escolas de Ensino Fundamental I, com aplicação na motricidade fina infantil, com recorte e colagem das peças.
[1] 123d Create. Disponível em <http://www.123dapp.com/create>. Acesso em 02 abr. 2015.
Keywords
References
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