XIX Congress of the Iberoamerican Society of Digital Graphics, 

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ESTUDO DE RESIDÊNCIAS POR MEIO DE MODELOS FÍSICOS E DIGITAIS: AS CASAS DE ARTIGAS NO PARANÁ
Wilson Florio, Carmem Lisiane Flores Carlotto

Last modified: 2015-08-27

Abstract


A pesquisa tem como objetivo principal analisar projetos de arquitetura a partir de modelos físicos, produzidos pelo corte a laser, e simulações tridimensionais de espaços, a partir de sequências de animações. Foram realizados estudos volumétricos, que permitiram investigar espaços e conexões espaciais entre os diversos ambientes. O uso de recursos digitais na análise de projetos, como a modelagem geométrica, a animação e a cortadora a laser, constitui procedimentos eficientes, que possibilitam a exploração de uma ampla variedade de representações e experimentações, facilitando o desenvolvimento e a investigação de projetos, sem eles construídos ou não.

O objeto de estudo são seis residências do arquiteto Vilanova Artigas no Paraná entre 1945 e 1978. A intenção é produzir novos conhecimentos sobre projetos a partir do uso das novas tecnologias de fabricação digital, particularmente a cortadora a laser e simulações computacionais.

A animação permite “penetrar” no espaço, proporcionando uma investigação temporal dos espaços em movimento. Isso implica em dizer que o “observador virtual” percorre, virtualmente, trajetórias preestabelecidas no espaço, de modo a obter algumas sensações provocadas pela ordenação sequencial dos elementos construtivos e também dos espaços circundantes. Ao circular pelos espaços internos e externos ampliam-se as possibilidades de julgamento dos significados desses espaços. Assim, a presente pesquisa emprega recursos digitais para investigar espaços com um observador virtual em movimento.

ProcedimentoS metodológicoS

A pesquisa, em desenvolvimento, além da consulta de referências bibliográficas que constitui a base teórica indispensável, é composta pelo estudo de seis projetos elaborados por Artigas em Curitiba, entre 1945 e 1978. O estudo segue oito etapas, descritas a seguir.

1ª. Etapa: Levantamento e seleção das obras objeto de estudo

Após consulta e listagem dos projetos do arquiteto no Paraná, foram selecionados seis casos para análise, incluindo projetos residenciais construídos e não construídos. Os projetos foram elaborados para Curitiba, local com maior concentração de projetos de Artigas no Paraná, entre os anos de 1945 e 1978, e pertencem a diferentes fases da trajetória do arquiteto.

2ª. Etapa: Pesquisa de antecedentes

No desenvolvimento da pesquisa, buscaram-se referências sobre a obra do arquiteto, incluindo os aspectos construtivos e origens de propostas, bem como informações sobre os casos em análise. Estudou-se, ainda, sobre o programa dos projetos selecionados, a arquitetura local e experiências de análise de projeto, essenciais como subsídio no estudo dos casos.

Por outro lado, foram levantadas pesquisas que empregaram a produção de modelos físicos oriundos das possibilidades trazidas pela cortadora a laser, assim como pesquisas que utilizaram a animação como recurso de investigação de espaços internos.

3ª. Etapa: Redesenho dos projetos e Modelagem geométrica

Partindo dos desenhos originais disponíveis no Acervo Digital da FAUUSP foram redesenhados os projetos em estudo. Quando as informações disponíveis nos desenhos consultados não eram suficientes, foram realizadas complementações, incluindo interpretações a partir de estudos anteriores sobre os projetos, fotos, no caso de obras construídas, ou soluções adotadas em outros projetos semelhantes do arquiteto, de acordo com a disponibilidade de material.

Iniciou-se pela impressão das pranchas em formato A3 para uma primeira aproximação da proposta, a fim de compreender suas características gerais. Realizada a aproximação inicial, iniciaram-se os redesenhos das plantas baixas, na sequência, a partir desta base, é realizada a modelagem tridimensional do projeto. Durante a elaboração da modelo geométrico tridimensional foram realizados também redesenhos parciais dos detalhes para a modelagem fiel do projeto. Após finalizado o modelo 3D no programa Rhinoceros, foram gerados os desenhos bidimensionais utilizados com as próprias ferramentas disponíveis nesse programa gráfico, incluindo plantas, cortes, elevações e perspectivas.

4ª. Etapa: Renderizações de percursos

O modelo digital tridimensional, elaborado na etapa anterior, permitiu a realização de simulações de percursos, por meio de renderizações, que incluiu a aplicação de materiais e a inserção da luz natural e de luzes artificiais. O programa gráfico empregado foi o 3D Studio Max. Foram utilizados materiais e definições existentes nos projetos construídos, com sucessivas aproximações com outros projetos já conhecidos do arquiteto. O pressuposto é que a simulação do observador em movimento possibilita a compreensão dos percursos propostos por Artigas em seus projetos, assim como as visuais internas e externas e relação entre os espaços.

5ª. Etapa: Elaboração e montagem da maquete física

A partir da modelo digital foram produzidos os desenhos de cada uma das partes que compuseram a maquete física, para posterior corte com apoio da cortadora a laser. Após os cortes das peças, o modelo físico foi montado, sendo realizados registros fotográficos de cada fase deste processo.

6ª. Etapa: Análise gráfica

A análise dos estudos de caso, seguindo as pesquisas consultadas, inclui a elaboração de diagramas que permitem a apreensão simplificada das propostas. Os estudos incluíram análises das principais transformações ocorridas nos projetos. Assim, foram elaborados diversos diagramas (implantação, acessos, volumetria, sínteses da proposta, setorização, hierarquia, visuais, estrutura), perspectivas (externa, interna, explodida, detalhes construtivos e ampliações), e também tabelas comparativas.

7ª. Etapa: Análise textual

A análise textual descreve e sintetiza os conhecimentos adquiridos sobre o projeto nas etapas anteriormente descritas. Relata o desenvolvimento do estudo de caso, incluindo dificuldades e descobertas durante os redesenhos, e informações adicionais sobre o projeto, de forma a contextualizá-lo. Também busca inserir o objeto de estudo nas diversas pesquisas consultadas, com o objetivo de entendê-lo dentro da trajetória arquitetônica de Artigas, localizando propostas inéditas e recorrentes.

8ª. Etapa: Comparações entre os estudos de casos

Na sequência, após finalização das etapas anteriores para todos os casos em estudo, foram realizadas comparações entre os desenhos e os diagramas produzidos, através de tabelas e textos explicativos. A análise comparativa dos projetos foi fundamental para a identificação de características, assim como semelhanças e diferenças existentes entre os seis projetos estudados.

Foram realizadas comparações entre os estudos de caso e outras obras do arquiteto a fim de entender a inserção destes no contexto de sua obra. No presente artigo, essa análise será apresentada em tabelas comparativas, abrangendo obras contemporâneas com características marcantes semelhantes.

Resultados OBTIDOS E DISCUSSÃO

Após a realização de algumas simulações, foi possível perceber características espaciais presentes em várias obras do arquiteto. As simulações realizadas – renderizações e animações – foram fundamentais para a interpretação e identificação de algumas características presentes nos projetos do arquiteto. Essa interpretação não teria sido possível sem o amparo das tecnologias digitais.

Durante a elaboração do modelo tridimensional, foi possível constatar a relação entre os elementos construtivos de cada projeto, a relação entre a parte e o todo, suas ligações dentro do pensamento construtivo. O modelo digital construído facilitou a extração de informações, seja para a elaboração de desenhos técnicos – plantas baixas, cortes , seja para construção de diagramas, ou mesmo para a geração de imagens de um possível percurso e para a construção de maquetes físicas.

Os resultados obtidos permitem afirmar a importância do detalhamento e domínio da construção para o arquiteto, cuja interpretação só foi possível graças ao uso dos modelos tridimensionais no programa Rhinoceros. A pesquisa contribui para a apreciação das novas tecnologias digitais para a investigação de espaços em arquitetura. No artigo serão apresentados os resultados obtidos por meio de sequências dos quadros da animação (frames), que permitirão ter a devida noção do processo realizado. Todas as etapas da produção dos modelos físicos produzidos serão apresentadas em figuras, de modo sistemático e didático.

A análise utilizando processos híbridos, incluindo redesenhos bidimensionais e tridimensionais, renderizações de possíveis percursos, esquemas analíticos e maquetes físicas, permite o reconhecimento completo do projeto. Como bem destacam as pesquisas consultadas, a variedade de métodos na análise, assim como no projeto, permite a apreensão total da proposta. Consequentemente, pode-se inferir que o uso de recursos digitais, como meio de investigação de espaços, permite aprofundar a análise em arquitetura.

Keywords


Cortadora a Laser; Modelagem; Animação Simulação; Fabricação Digital

References


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Omitido para revisão cega.

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