Last modified: 2015-08-27
Abstract
1 Introdução
A animações brasileiras ganham cada vez mais espaço na televisão nacional, fomentadas por leis e incentivos à produção, o que vem ocasionando um processo de mudança e expansão nos últimos anos. A sanção da lei 12.485, em junho de 2011, foi fator importante nesse processo, uma vez que estabelece para os canais de televisão (TV) por assinatura uma quantidade mínima de tempo de exibição dedicada somente a conteúdos brasileiros, sendo que ao menos metade deste conteúdo deveria ser produzido por produtoras brasileiras independentes. Esta legislação vem promovendo um fortalecimento das produtoras de animação brasileiras.
Outro fator que evidencia este crescimento é o processo de internacionalização pelo qual a produção de séries de animação brasileiras vem passando. Séries como Princesas do Mar (2005), Peixonauta (2009) e Irmão do Jorel (2014) são idealizadas por brasileiros e alcançaram o mercado internacional, com níveis variados de representatividade. Este fenômeno também causa impacto no mercado pelo surgimento de produtos licenciados, que geram renda e movimentação financeira – de acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL), o Brasil é atualmente o sexto país com maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo, tendo vivenciado uma constante de crescimento em faturamento nos últimos anos. (ABRAL, 2015).
Um dos fatores-chave para o sucesso de uma animação está nos personagens. Conforme Nesteriuk (2011, p. 180), o personagem talvez seja o elemento mais fundamental, dentre os elementos centrais de uma animação, chegando a ressaltar a própria etimologia dos termos "animação" e "personagem" para reforçar essa proximidade: anima (dar alma, vida) e persona (pessoa). Para White (2006, p. 30) não há sombra de dúvida quanto ao roteiro ser o mais importante ingrediente de qualquer filme, mas os personagens possuem um grande papel quando esse script é animado. Além disso, quando se leva em conta a dimensão do licenciamento, os personagens tornam-se o principal elemento de identificação do público com os produtos, agregando valor e aumentando a diferenciação em relação aos concorrentes (ABRAL, 2015). Seja pelo ponto de vista mercadológico ou pelo aspecto narrativo, é clara a importância dos personagens no desenvolvimento de uma série de animação; característica que, dada a nova realidade influenciada pela expansão da produção nacional de animação, precisa ser investigada.
Desta maneira, tem-se o seguinte questionamento como foco de pesquisa deste estudo: quais são os conhecimentos necessários para realizar o desenvolvimento de personagens que integrem os atributos de agradabilidade e engajamento à narrativa, favorecendo o envolvimento do espectador com a série animada para TV?
Assim, o objetivo principal deste estudo é categorizar os artigos científicos que abordam do tema “desenvolvimento de personagens para séries animadas de TV” e agregar mais conceitos à esta discussão. Dessa maneira, foram selecionados os seguintes objetivos específicos para tornar possível esta pesquisa: 1 - selecionar um grupo relevante de material bibliográfico sobre desenvolvimento de personagens, sob a perspectiva das séries animadas para televisão, tanto em bases científicas; 2 - realizar a análise do conteúdo deste material; e 3 - identificar os termos com mais recorrência na perspectiva deste assunto. Para se alcançar este objetivo, foi escolhido o método de revisão integrativa.
De acordo com Sampaio e Mancini (2007), a revisão sistemática trata-se de um tipo de investigação que faz uso da literatura a respeito de um determinado tema como base de dados, oferecendo o apanhado das referências mais relevantes para o estudo de determinado assunto, por um método inerente e ordenado de busca.
Este estudo, de objetivo exploratório-descritivo, foi fundamentado na pesquisa de artigos científicos realizada em três bases do portal CAPES: Scopus, Web of Science e Ovid, utilizando o ProKnow-C como ferramenta de investigação.
2 Procedimentos metodológicos
Esta pesquisa, conforme explícito em seus objetivos, dedica-se na busca informações a respeito do tema proposto para em seguida fazer uma apresentação descritiva de todos os procedimentos e resultados alcançados, características que a define como uma pesquisa exploratória e descritiva, conforme Prodanov e Freitas (2013) estabelecem. No que diz respeito aos procedimentos técnicos utilizados na coleta destes dados, o caráter desta pesquisa é bibliográfico, sendo classificado como uma investigação sistemática. Este processo de revisão sistemática emprega como ferramenta de busca e seleção o instrumento ProKnow-C, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que fundamenta-se em rigorosa classificação de artigos, com o objetivo de minimizar a aleatoriedade e subjetividade no processo de levantamento do portfólio bibliográfico. (AFONSO et al., 2011). Para guiar este processo, foram levantadas as nove etapas que constituem o ProKnow-C, para se fazer a seleção de artigos científicos das bases de dados, a saber:
Etapa 1: definição das palavras-chave selecionadas, de acordo com a aderência ao tema de pesquisa;
Etapa 2: escolha das bases de dados com maior relevância ao tema proposto para se fazer a busca;
Etapa 3: realização do teste de aderência das palavras-chave, buscando encontrar outros possíveis termos relevantes ou sinonimos que sejam pertinentes ao tema de pesquisa;
Etapa 4: uso do gerenciador bibliográfico Zotero para excluir artigos repetidos;
Etapa 5: busca, através da ferramenta Google Acadêmico, do número de citações de cada artigo, constatando assim sua relevância científica.
Etapa 6: verificar a relevância científica, quando não for possível confirmá-la através do número de citações, pela atualidade do artigo, de acordo com seu ano de publicação;
Etapa 7: leitura dos resumos dos artigos buscando identificação dos mesmos com o tema de pesquisa;
Etapa 8: exclusão dos artigos não disponíveis de forma integral;
Etapa 9: definição do portfólio bibliográfico em conformidade com o tema de pesquisa, por via da leitura integral dos artigos restantes.
3 Resultados
Na primeira etapa da análise, foram definidas as palavras-chave que representassem os três eixos desse estudo. A primeira delas, character design ou character está relacionada ao objeto deste estudo, o desenvolvimento de personagens. A segunda palavra-chave, animation, está relacionada com o formato de realização do produto audiovisual – pesquisa-se o desenvolvimento de personagens para séries de animação e não séries de live action ou filmes. A terceira palavra-chave television ou TV ou TV seri*, está ligada ao contexto de projeto do objeto de estudo: as séries para televisão. Utilizou-se o asterisco no radical de da última palavra-chave visando atingir mais variações nominais, da mesma maneira que optou-se por utilizar a lingua inglesa em todas as palavras.
Na segunda etapa, de escolha de base de dados, foi preciso levar em conta que se tratava de uma pesquisa multidisciplinar. Por isto, foi adotado inicialmente a biblioteca virtual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que disponibiliza mais de 37 mil periódicos disponíveis em texto completo em 126 bases referenciais (CAPES, 2015). Entretanto, devido a ineficiência em recuperar artigos neste portal, optou-se por utilizar as bases Web of Science, Scopus e Ovid, por se tratarem todas de bases multidisciplinares.
Na terceira etapa foi feito o teste de aderência. Para tanto, pesquisou-se, nas três bases as palavras-chave separadas, refinando a pesquisa pela natureza do recurso desejado: artigos e também pelo período dos últimos cinco anos, ou seja, de 2010 a 2015. Esta primeira busca, realizada em 16 de maio de 2015 tinha como intuito verificar a relevância do conteúdo recuperado, a partir da leitura de alguns títulos e termos. Para o teste de adesão no portal CAPES, foi solicitada a busca pelos três eixos de pesquisa, refinando para artigos publicados entre 2010 e 2015. Após a leitura dos títulos, observou-se a incoerência com os temas de pesquisa, quando comparadas a quantidade de artigos recuperados na busca global pelo portal e na busca específica de cada base.
Não se sentiu necessidade de alterar as palavras-chave, mas foi preciso pesquisar diretamente nas bases, por recuperarem mais resultados. As bases eleitas, baseadas também em seus aspectos multidisciplinares foram a Scopus, Web of Science e Ovid, refinadas por data de publicação (entre os anos de 2010 e 2015), com textos completos. Estas bases reconheceram a sintaxe desenvolvida para a busca e recuperaram artigos coerentes com o tema.
As próximas etapas ainda estão em andamento, com o fim dete processo, espera-se estabelecer um portfolio relevante referente ao tema; seguindo-se uma análise minuciosa e discussão destes artigos, levantando suas principais contribuições para o objeto de estudo.
4 Discussão
A revisão sistemática possibilitará uma visão fundamentada e assertiva quanto ao método e resultados alcançados, o que possibilitará a reprodução posterior deste estudo, visando a atualização desta pesquisa. Espera-se com esta análise, colaborar para investigações futuras na construção de parâmetros que agreguem os eixos envolvidos para um desenvolvimento mais efetivo do design de personagens para séries animadas para televisão.Keywords
References
AFONSO, Michele H. F. Et al. Como construir conhecimento sobre o tema de pesquisa? Aplicação do processo ProKnow-C na busca de literatura sobre avaliação do desenvolvimento sustentável. Revista de Gestão Social e Ambiental – RGSA, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 47-62, 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LICENCIAMENTO (ABRAL). O Setor. Disponível em: <http://abral.org.br/o-setor/>. Acesso em 13 de maio de 2015.
NESTERIUK, Sergio. Dramaturgia de Série de Animação. São Paulo: Sergio Nesteriuk, 2011.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, R. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidencia científica. Rev. bras. fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.
WHITE, Tony. Animation from Pencils to Pixels – Classical Techniques for Digital Animators. Oxford: Elsevier, 2006.