XIX Congress of the Iberoamerican Society of Digital Graphics, 

Font Size: 
Fabricação Digital: estratégia de inovação à industria criativa no Estado do Ceará
Marina Pires de Castro Aguiar Vale, Daniel Ribeiro Cardoso, José Aderson Araújo Passos Filho, Lucas Cabral Carneiro da Cunha

Last modified: 2015-08-27

Abstract


Introdução:

Com a crescente inserção da abordagem computacional e dos meios de base digital aplicados ao processo de projeto, estabeleceu-se novas estruturas metodológicas e técnicas que fundamentam o que conhecemos como Projeto Contemporâneo, ocorrendo consequentemente uma expansão dos limites do projeto e serviços dos setores relacionados à Indústria Criativa.

O presente artigo visa apresentar os estágios finais e conclusivos da pesquisa: “Fabricação Digital: estratégia de inovação a profissionais e empreendimentos criativos no Estado do Ceará”, realizada no período de 2014 a 2015 com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que busca como propósito definir estratégias para inserir os pensamentos e as práticas concernentes à fabricação digital na formação de profissionais, visando expandir os limites do projeto de produto e seus serviços ligados aos setores de Design e Arquitetura.

Pretende-se, através do acompanhamento de profissionais de projeto de empresas participantes da pesquisa, em workshops e cursos sobre fabricação digital, entender os processos atuais de concepção e execução dos seus produtos e remapear o conteúdo assimilado no contexto da modelagem paramétrica e produção robotizada, gerando linhas completas de produtos a partir de um só exemplar, e, em um segundo momento, desenvolvendo, junto desses projetistas, novas propostas que já, desde o princípio, sejam estimuladas pelo pensamento paramétrico e viabilizadas através da fabricação digital. Dessa forma, há de se compreender tanto em que situação se encontram os métodos de projeto implementados pelos projetistas locais, a recepção, pelos mesmos, de novas abordagens projetuais, e, mediante os primeiros contatos com a fabricação digital, de que forma seus procedimentos se afetam.

Em uma segunda instância o projeto se caracteriza também como o processo de implantação de um FabLab dentro do espaço da Oficina Digital, um espaço dentro de uma universidade pública federal. Os Fab Labs como redes colaborativas de conhecimento, com enfoque na fabricação digital e nas ferramentas eletrônicas para o fomento de inovação local. O projeto foi idealizado por Neil Gershenfeld em 2001, professor do Massachusetts Institute of Technology(MIT) e diretor do Center of Bits and Atoms. Atualmente, a rede encontra-se com mais de 450 laboratórios em 60 países diferentes, sendo desses 11 localizados no Brasil, e apenas um localizado na região nordeste, especificamente em Recife.

Metodologia:

A metodologia utilizada na pesquisa é categorizada como “Pesquisa-ação”, que pode ser definida, como “um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo” (Thiollent, 1985, p. 14).

A pesquisa foi dividida em três momentos principais, concepção das estratégias, aplicação do programa e análise de resultados.

Concepção

A primeira etapa do processo se deu o levantamento de informações sobre a situação dos setores culturais e criativos da região, principalmente quanto aos Arranjos Produtivos Locais (APL’s). Os resultados possibilitaram traçar perfis de possíveis grupos de interesses baseados no tema de produção e maquinário já existente. Foram catalogados um total de nove grupos de APL’s, de calçados, de couro, de cerâmica, de artesanato, de materiais recicláveis, de confecção, de redes para dormir, de jóias folheadas, de móveis. Contudo, optou-se pelo enfoque no setor moveleiro, visto que esse já possuía todo o maquinário a ser trabalhado na pesquisa, tornando mais factível e simples a implementação das novas tecnologias em um nível imediato.

Os resultados mais detalhados dessa etapa podem ser analisados de forma mais aprofundada através da publicação nos Proceedings of the XVIII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics: Design in Freedom.

Em conjunto ao processo de levantamento apresentado acima, ocorreram as capacitações dos bolsistas e pesquisadores quanto a utilização das máquinas de Fabricação Digital, bem como simulações de possíveis formas de abordagem das problemática das empresas. Em conjunto, ocorreu a adequação da área da Oficina Digital para a futura certificação do espaço como um FabLab.

É necessário salientar que também buscou-se empresas e profissionais da industria criativa fora do eixo das APL’s, mas que demonstrassem o interesse pela nova abordagem tecnológica contemporânea.

Aplicação

É a etapa de atual situação da pesquisa, na qual estão previstos como atividades principais Palestras e Workshops. O primeiro momento será destinado a sensibilização quanto a nova tecnologia, em parceria com laboratórios e espaços destinados à Fabricação Digital no Brasil, com enfoque na Rede “FabLab Brasil”, que fará, futuramente, a certificação do espaço como um FabLab reconhecido.

O conteúdo do workshop buscará abordar o projeto como um todo, tecendo a experimentação desde sua concepção, na qual se fará uso do Desenho Paramétrico, passando pelo processo de prototipagem rápida e finalizando-o com a materialização por intermédio da Fabricação Digital. Para os processos referentes a Fabricação Digital será adotada prioritariamente a técnica de “sectioning”, ou fatiamento, como forma de otimizar o uso das máquinas disponíveis na Oficina Digital, que serão uma fresadora CNC de grande porte e uma cortadora a laser, podendo ainda fazer uso de uma 3D Printer (Modelo: Project 160) para prototipagem rápida. Durante o início da etapa será aplicado um questionário para analise futura dos processos de projeto e expectativas referentes ao conteúdo que será ministrado.

Análise

Refere-se a etapa final da pesquisa, na qual serão levantados os dados referentes as consequências e resultados da etapa de aplicação da pesquisa, ou seja, averiguar as reais mudanças no processo de projeto das empresas em duas instâncias, uma alteração imediata, com a implementação de alguma das técnicas ensinadas, ou uma alteração a longo prazo envolvendo todo o processo de projeto. A análise será complementada com o uso de questionários que serão aplicados em dois momentos, um durante a etapa de aplicação e um segundo, aplicado um período de tempo após a finalização dos workshops para comparação de dados.

Espera-se concluir o processo de certificação do FabLab durante o processo de análise, criando em conjunto um espaço para continuidade das parcerias estabelecidas com os empreendedores locais durante a pesquisa, possibilitando assim novos projetos pela interface.

Resultados:

Após os resultados iniciais da pesquisa, nos quais foram constatados as temáticas compatíveis e possíveis grupos de interesse, espera-se que com a conclusão da pesquisa uma mudança significativa imediata ou programada nos processos de projeto, fomentando, consequentemente, uma cultura de inovação local, gerando a formação de novos mercados para empreendimentos locais, assim como mudanças econômicas e sociais para a região.

Além disso, espera-se encontrar também como resultados, dados a referentes a otimização da metodologia de ensino e de didática das técnicas contemporâneas de projeto, visto que é uma área em consolidação.

É necessário ressaltar igualmente uma grande dificuldade na implementação da pesquisa devido ao baixo envolvimento por parte das empresas. Apesar de demonstrarem grande interesse inicialmente, a participação foi efetivamente baixa, acarretando atrasos para o projeto.

Discussão:

Diante do contexto apresentado com a pesquisa, as principais contribuições destacadas são:

1) Abordagem das técnicas de Fabricação Digital como agente de inovação na Indústria Criativa; 2) Os desafios da implementação de um FabLab em uma Universidade Pública;  3) Metodologia de ensino das técnicas contemporâneas de projeto, com enfoque nas dificuldades e alternativas de didática para otimização do aprendizado; 4) Refletir sobre as dificuldades da inserção de inovação nos processos de produção estabelecidos nas empresas e profissionais.



Keywords


Digital fabrication; Product design; Innovation; Creative economy; FabLab

References


BNDES (2010), Análise do mapeamento e das políticas para ar- ranjos produtivos locais no Norte e Nordeste do Brasil e dos impactos dos grandes projetos federais em estados nordestinos selecionados, Nota Técnica 05.

Fonseca, R. (2007) Novo Questionário da Sondagem Industrial. Documento Técnico No. 7.

Ministério da Cultura (2012). Plano da Secretaria da Economia Criativa: políticas, diretrizes e ações, 2011 – 2014. 2ed. Brasília: Ministério da Cultura.

Neves, H. (2013). Fab Lab: A Vanguarda da Nova Revolução Industrial. São Paulo: Editorial Fab Lab Brasil.

Portal Arranjos Produtivos Locais. Disponível em <http://porta- lapl.ibict.br/menu/itens_menu/apls/apl_o_que_sao.html/>

Thiollent, M. (1985). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez.


An account with this site is required in order to view papers. Click here to create an account.