XIX Congress of the Iberoamerican Society of Digital Graphics, 

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Materializar para informar e conscientizar
Jamile De Bastiani, Regiane Trevisan Pupo

Last modified: 2015-08-27

Abstract


INTRODUÇÃO - Qual é o problema estudado, qual a importância da realização do seu estudo e qual objetivos se propõe a alcançar?

A defesa e a preservação do patrimônio histórico são tarefas importantes para todos os setores da vida, pois reconstroem a memória social excludente, representando simbolicamente a identidade de uma nação. As mudanças constantes e permanentes da sociedade contemporânea rompem a continuidade da tradição entre as gerações e a preservação da memória, fato que ocasiona sentimentos de pertencimento. É a resposta frente a essa difusão não só do passado, mas também contra as incertezas do futuro que a sociedade contemporânea tem a necessidade de obter, tendo por base o conhecimento da história e tecnologia.

Partindo dessa reflexão, surge a problemática de como fazer com que a população valorize as edificações históricas, principalmente as de cunho comercial, que são as mais significativas no local de estudo, a Região do Médio Alto Uruguai, pertencente ao norte do Rio Grande do Sul. A região, apesar de ter uma colonização tardia, mostra, por meio de seus edifícios, a história da comunidade. Diante da citação de Telles (1977, p. 12): “Uma cidade sem seus velhos edifícios é como um homem sem memória”, entende-se que é necessário conhecer o passado para entender o presente e assim projetar um futuro.

Hoje, a tecnologia computacional ganha cada vez mais espaço na arquitetura contemporânea e é aqui representada pela modelagem digital e pela materialização da forma. Tais ferramentas auxiliam o resgate do patrimônio histórico, no sentido de informar a população quanto a importância de valorização do patrimônio edificado, buscando a preservação constante da cidade que, na maioria das vezes, não é nem ao menos percebida. É nesse aspecto que este estudo propõe a aplicação da materialização da forma para a valorização e preservação do patrimônio.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS - Abordagem ao Problema, ou seja, como foi feito o estudo, quais foram as etapas de realização, assim como, quais materiais e técnicas foram utilizadas.

A modelagem digital aliada à materialização da forma busca encontrar alternativas efetivas que usem as novas tecnologias para a revalorização de edifícios históricos, por sua população. Além de ser uma forma de conhecimento, integração e colaboração, faz com que a população entenda a importância de preservá-los, não somente como patrimônio edificado, mas também como história de um povo.

O caráter exploratório do estudo está embasado na Carta de Veneza (CURY,2000, p. 93), a qual relata que: “O monumento é inseparável do meio onde se encontra situado e, bem assim, da história na qual é testemunho” e acrescenta: “Os trabalhos de conservação, de restauração e de escavações serão sempre acompanhados de uma documentação precisa sob forma de relatórios analíticos e críticos, ilustrados com desenhos e fotografias”. Somando-se a isso, a materialização da forma completa um ciclo em que “reconhece que os métodos disponíveis de visualização computadorizada estão em constante evolução e que podem ser aplicados na resolução de um campo crescente de problemáticas de investigação” (Carta de Londres, 2009, p.3).

No caso desta pesquisa, funcionando como premissa, a valorização do patrimônio histórico pela população se dá através de tecnologia digital com o objetivo de dissolução da informação para a população leiga, instigando a conscientização e fomentando a preservação da arquitetura existente.

A fim de perceber o real significado das edificações históricas para a população em geral, utilizou-se de questionário como forma de investigação, visto que “o trabalho de campo permite a aproximação do pesquisador da realidade sobre a qual formulou uma pergunta, mas também estabelece uma relação com os “atores” que conformam a realidade” (Minayo, 2012, p. 61). A comunidade foi interrogada não apenas sobre o edifício, mas também sobre a história da região, demonstrando a necessidade da interligação entre a arquitetura e o meio em que está inserida.

Em seguida, com a identificação da edificação que melhor representava a história local, pôde-se constatar que a população não conhece, tampouco valoriza, a arquitetura local, importante para sua preservação histórica e cultural. A partir daí, a modelagem digital dos edifícios citados pôde ser iniciada e sua materialização consolidada. Para este primeiro estudo de caso, a materialização se deu com tecnologia de impressão 3D, em FDM (Fused Deposition Modeling), com modelos em escala 1:75.

Levada à população, a representação dos edifícios em formato de maquete, demonstrou um novo interesse da população frente a nova perspectiva, escala e reprodução da obra escolhida. Foi possível notar o entendimento espacial, o resgate histórico e uma maior observação de detalhes da edificação materializada, que até o presente momento não eram percebidos pela população local.

RESULTADOS - O que se concluiu ou o que se espera obter?

Nesta pesquisa, as novas técnicas de materialização utilizadas, que incluem a impressão 3D, potencializam a tentativa de conscientização e entendimento de um patrimônio histórico, por uma população até então alheia aos valores culturais e históricos de uma arquitetura local.

Trabalhar com edificações de cunho histórico exige alto grau de conhecimento da região em que elas estão inseridas, pois sempre traduzem a história e a cultura daquele povo, não existindo possibilidade de desvinculação entre os dois. É com o auxílio da modelação digital aliada à materialização que se busca encontrar alternativas efetivas que usem as novas tecnologias na revalorização de edifícios históricos. Além de ser uma forma de aproximar cada vez mais a população que vive em torno dessas edificações, fazendo-os entender, através da informação, o quão importante é o fato de preservá-las.

Novas pesquisas sobre este tema podem ser realizadas, tendo como estudo de caso edifícios históricos esquecidos, para neles aplicar técnicas de prototipagem, como a impressão 3D, a fim de visualizar in loco os pontos positivos e negativos desta nova metodologia no processo de valorização do patrimônio edificado.  Este novo estudo, mais detalhado poderá proporcionar mudanças significativas na forma de como os profissionais atuantes na gestão do patrimônio utilizam da tecnologia para a conservação do patrimônio histórico edificado, mostrando para a população que édever dela ajudar na preservação contínua do legado arquitetônico das cidades.

Por fim, este trabalho tem como intuito utilizar a tecnologia na forma de modelação digital apoiada pela materialização de edifícios históricos, aliando a tecnologia ao estudo do antigo. Utiliza o estudo-piloto na região do Médio Alto Uruguai, demonstrando que a experimentação através do tato pode ser uma maneira eficaz de levar a informação de forma lúdica e atraente à população do meio, e assim conscientizar da importância da manutenção e preservação dos edifícios históricos, fomentando o resgate da história como memória viva.

 

DISCUSSÃO - O que o estudo contribui ou poderá contribuir?  Interpretação dos resultados, discutindo seus efeitos, impacto e significado para a área de conhecimento.

Na atualidade, o patrimônio edificado adquire cada vez mais importância frente ao cenário arquitetônico, possuindo até mesmo um enfoque significativo no mercado de consumo. Segundo Meira (2008) nunca se falou e se investiu tanto em patrimônio e, principalmente, a população jamais valorizou tanto o patrimônio edificado para resgate da memória. É pensando nesse aspecto que as tecnologias digitais podem auxiliar na difusão da informação para a população alheia aos conhecimentos históricos e arquitetônicos do local.

Em diversas áreas do conhecimento, a consciência humana é uma consciência corporificada, o que faz o ser humano estar conectado ao mundo por meio de todos os sentidos. E o tato como experimentação e entendimento do espaço que se habita pode ser o sentido mais esquecido nestes últimos tempos de informatização, mas é o modo sensorial que integra a experiência de mundo com a individualidade. Descartes (LEVIN apud PALLASMA, 2011, p.19) equiparou a visão ao tato, por ele considerado um sentido “mais certo e menos vulnerável a erros do que a visão”. A arquitetura como mediadora de significados, quando “sentida” acalenta o entendimento de escala, proporção, detalhes, técnicas construtivas, texturas, materiais, e inúmeras sensações (PALLASMA, 2011).

Além de proporcionar a difusão da informação de maneira mais clara e atraente, Beraldin et al.(2002) relata que a modelação 3D de edifícios históricos traz uma gama variada de benefícios, tanto para o visitante como para o profissional que realiza a reabilitação do edifício. Possibilita a visualização de detalhes, bem como testes de reconstituição que não produzem nenhum tipo de malefício para o produto arquitetônico, além de possibilitar o resgate total da obra na época que foi concebido, com a colocação de detalhes retirados, por exemplo, sem esconder as marcas deixadas pelo tempo.

O uso da materialização tem por objetivo, segundo estudos do CPC-USP (Centro de Preservação Cultural – Universidade de São Paulo) (TIRELLO, 2008), na maioria das vezes duas vertentes. A primeira no que se refere ao entendimento facilitado do público leigo para com a edificação de cunho histórico e assim formador de sua cultura e identidade, e uma segunda no que refere ao auxilio do entendimento mais detalhado da edificação, utilizado pelo profissional da área de reconstituição arquitetônica.


Keywords


Materializar, informar, conscientizar, valorização.

References


BERALDIN, J-A. et al. Virtualizing a Byzantine Crypt by Combining High-resolution Textures with Laser Scanner 3D Data.Canada, set. de 2002. Disponível em: <http://oldwww.prip.tuwien.ac.at/cvch07/download/download/lectures/Virtualizing%20a%20Byzantine%20Crypt.pdf> Acesso em: fev. de 2014.

CARTA DE LONDRES, Draft 2.1, 2009. Disponível em <http://www.londoncharter.org/>. Acesso em: fev. de 2014.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. SP: Estação liberdade: Editora Unesp, 2001.

CURY, Isabelle (Org.). Cartas patrimoniais. Rio de Janeiro: IPHAN, 2000.

MEIRA, Ana Lúcia G. O passado no futuro das cidades: políticas públicas e participação dos cidadãos na preservação do patrimônio cultural de Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS, 2004. PDAMED.

MINAYO, M.C.S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. rev. atual. Petrópolis: Vozes, 2012.

PALLASMA, Juhani. Os Olhos da Pele: A arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011. 76 p.

TELLES, Leandro Silva. Manual do patrimônio histórico. Porto Alegre: UCS- UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, 1977.

TIRELLO, Regina A. Restauro digital de arquitetura histórica de cronologia construtiva complexa: a casa de Dona Yayá. In: COMPUTAÇÃO GRÁFICA: PESQUISAS E PROJETOS RUMO À EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, São Paulo, 2008. Anais Eletrônicos... São Paulo, 2008.Disponível em: < http://www.arquiamigos.org.br/seminario3d/pdf/tirello-restauro_digital.pdf> Acesso em: 28 de fev. de 2014.

 


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