Last modified: 2015-08-27
Abstract
LUZAZUL - Metodologia de criação e gerenciamento de hipermídia para inclusão cultural e formação de público a serviço da AZULEJARIA NO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO Pelotas / RS é projeto interdisciplinar em andamento, é ação curricular como estratégia de documentação e produção conceitual para teoria e prática, focado no patrimônio como vetor de inclusão cultural, formação de público e valorização dos bens móveis integrados em idade escolar. Fundamenta-se, especialmente, no recurso da hipermídia cujo objeto central é o inventário da AZULEJARIA NO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO de Pelotas - RS, duplicado eletronicamente e disponibilizado em dispositivos móveis, telefonia celular. Explorando as condições das plataformas de softwares livres, essa iniciativa investe na construção de método para o desenvolvimento, agenciamento e atualização de dados publicáveis em linguagem digital. A condição da sociedade assistida pelo computador é foco central desta proposta, bem como para a compreensão dos processos de agenciamentos humanos em interação com a máquina, nos seus respectivos níveis de acesso e atualização. A automatização do processo de reconhecimento de padrões, nesse projeto, perpassa o exemplo do grupo SOFTWARE STUDIES, as experiências do projeto Letter Spirit de Gary E McGraw Jr., bem como o desenvolvimento de projetos em Interfaces Dinâmicas do Laboratório Paragraphe - Universidade Paris VIII, Paris - Fr. Através da experiência do projeto Memória Gráfica de Pelotas: um século de design, explora-se as condições técnicas e o paradigma conceitual das comunicações permeadas pelos seus duplos virtuais, com aplicação em escolas e grupos de pessoas com deficiência. A construção de um aplicativo em hipermídia capaz de analisar e sintetizar os padrões da AZULEJARIA NO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO para seu respectivo acesso e interação converge para a questão fundamental da Comunicação e do Patrimônio virtualizado.
Inserido na linha temática Patrimônio Digital, faz-se desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, com foco em softwares livres e apoia à ampliação do uso de tecnologias da informação e da comunicação nas redes locais que se refere a educação, essa proposta corrobora o pressuposto de que a cidade, enquanto patrimônio digital, expõe e documenta o processo histórico como um arquivo da memória coletiva. Observa-se que a tipologia e a arquitetura dos museus virtuais realiza aproximações com a configuração e traçados das cidades, incorporando o contexto urbano como acervo. Semelhante a um percurso museal, o projeto LUZAZUL permite opções de ordenação das informações, oferecendo ao usuário contemplação, reflexão e aprendizado sobre as recorrências e desenvolvimento de seu patrimônio de azulejaria. Considera-se que a virtualização neste projeto tem a meta de relacionar a obra com o espaço, a gestão com os projetos de comunicação e fornecer caminhos para a percepção, valorizando paisagens, lugares e memórias como fontes de conhecimento em dialógico sistema interdisciplinar.
O projeto LUZAZUL utiliza como referência o mapeamento visual dos estilos da azulejaria advindos dos Países Europeus. Coordenado e desenvolvido pelo prof. Dr. Gilberto Sarkis Yunes, o referido projeto encontra-se protocolado no CAPES/CNPq, com resultados de publicação em YUNES, G. Sarkis. Azulejos Antigos na Arquitetura Tradicional de Pelotas e do Sul do Estado. In: Maria Amélia Bulhões Garcia. (Org.). Artes Plásticas no Rio Grande do Sul. Pesquisas Recentes.. Porto Alegre: UFRGS, 1995, v. , p. 85-102. AZULEJARIA NO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DO RIO GRANDE DO SUL foi desenvolvido com o apoio da FAPERGS, do CNPq e do Programa Especial de Treinamento - PET/CAPES, 1995. O processamento necessário para a atualização desse projeto em hipermídia envolverão ainda o desenvolvimento de três sistemas distintos e complementares, que são: o rastreamentos do banco de imagens para a leitura e conseqüente leitura de padrões gráficos; um sistema de atualização e acesso dos dados; sistema de interação e sistema de navegação.
Com referências no Grupo de Pesquisa SOFTWARE STUDIES DO BRASIL, veiculado ao Grupo de pesquisa SOFTWARE STUDIES, o presente projeto intitulado LUZAZUL é instrumento metodológico para criação e gerenciamento de hipermídia a partir de softwares livres. Caracteriza-se como estímulo às investigações que acontecem no Colegiado de Design - Centro de Artes - UFPel, sob o pressuposto de que meios específicos de escritas demandam processos específicos de leituras.
Em concordância, como indicam seus autores, o Software Studies é um novo campo de pesquisa intelectual que está começando a surgir. O primeiro livro que tem essa temática como título foi publicado pelo MIT Press em Junho de 2008 (Matthew Fuller, Org., Software Studies: A Lexicon). O Projeto Software Studies tem a intenção de ser a peça chave para estabelecer esse campo de pesquisa na área acadêmica. Atualmente ocupa um grande espaço nas discussões do FILE - Festival Internacioinal de Linguagens Eletronicas / SP. O Grupo de Software Studies está sediado na UCSD, sob coordenação do Prof. Dr. Lev Manovich. No Brasil, o grupo pertence ao FILE Labo (Laboratório do Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas) e é coordenado pelo Prof. Dr. Cicero Silva, pesquisador do CRCA na UCSD e, a partir desse projeto, implementa-se o Grupo no Rio Grande do Sul, com sede no Colegiado de Design do Centro de Artes - UFPel, sob a coordenação do Prof. Dr. João Fernando Igansi Nunes. Cientistas sociais, filósofos, críticos culturais, artistas e designers, téoricos da mídia e das novas mídias parecem atualmente compreender muitos dos aspectos da revolução da Tecnologia da Informação (TI), criando um número expressivo de novas disciplinas, tais como cibercultura, Internet Studies, Teoria das Novas Mídias e Cultura Digital.
Cada sistema de codificação e decodificação, tem seu específico processo de análise e síntese dos padrões verificados nos estilos gráficos dessa azulejaria, por exemplo: sistema de busca a partir da relações entre diferenças e repetições nos padrões existentes. Explorar-se ainda o uso dos banco de dados compatível às mídias móveis. Nessa perspectiva existiu a necessidade de se utilizar tecnologia de sistemas distribuídos: agentes móveis (implementados em Java) ou objetos distribuídos compartilhados, por exemplo do HiperGPS. O formato das Redes Sociais implementa e operacionaliza as avaliações dos envolvidos perante seu publico de acesso.
O projeto propôs soluções que viabilizaram a informação (de fácil percepção) para diferentes públicos partindo do princípio que a valorização dos vestígios memoriais dependeu, sobretudo, do acesso ao conhecimento e que as novas tecnologias são ferramentas de grande impacto para o acesso à informação. Assim, entendeu-se que é possível e desejável harmonizar as soluções inovadoras que as novas técnicas oferecem para promover um ambiente que possa contribuir para potencializar o repertório estético, sensível e expressivo de jovens estudantes, pessoas com deficiência e um amplo e heterogêneo público; oportunizou a formação de alunos dos cursos de graduação da UFPel com consciência sobre responsabilidade de seu campo profissional, com o desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria social, para o uso do conhecimento a favor da sociedade, para a capacitação da consciência sobre o patrimônio e para os bens culturais, tornando-os agentes partícipes da identidade dos grupos e da memória social. O segundo fundamento da proposta será o sistema de compartilhamento de informação e a otimização da produção científica, pedagógica e de assistência à comunidade.
Sua natureza acadêmica encontra lastro na compreensão inequívoca sobre a relevância do tema para a qualificação de alunos dos cursos de Design Gráfico, Design Digital, Museologia e Arquitetura, no qual expressa a máquina computacional como meio, mais que ferramenta de trabalho; que suporta e direciona os campos e as áreas dos saberes - a partir da linguagem computacional - e que tem recebido pouca ou nenhuma atenção direta. Registra-se, neste sentido, que o software, principalmente o de plataforma livre, é geralmente invisível para a grande maioria dos acadêmicos e/ou profissionais da cultura contemporânea: interessados diretos em tecnologia da informação e em seus efeitos a memória e ao patrimônio. Certamente, ao limitar as discussões críticas às noções de 'ciber', 'digital', 'novas mídias' ou 'Internet', estaremos conduzindo ao perigo por lidar somente com os efeitos e não com as causas. Corre-se o risco, nestes casos, de observar somente os resultados que aparecem na tela do computador em vez de analisar os programas e as culturas sociais que produzem esses efeitos.
LUZ, como imagem fantasmática, como signo de duplicação digital, virtualiza o AZULejo e o disponibiliza, compartilhando e instaurando possível política às ações de conservação. Metodologia de criação e gerenciamento de hipermídia a serviço da AZULEJARIA NO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO PELOTAS - RS, compreende o efeito na experiência do processo.
O Patrimônio Digital, compreendido pelo estatuto das interfaces culturais e interativas, está para além da Galaxia de Gutemberg. Na emergência de um novo tipo de Tele-Visão, prenunciada por Paul Virilio, conduz para a necessidade de uma cidadania construída no espaço das redes multimidiáticas, capazes de interações tateis, auditivas, verbais e visuais simultaneamente, Suas identidade múltiplas, caracterizadas por comunidades em vulnerabilidade, fortalecem-se pela instrumentalização aos usos extensivos das tecnologias, conduzem-se pela potência do acesso e, assim, fortalecem e corroboram a expansão dos grupos envolvidos, gerando formação qualificada aos valores patrimoniais e de agenciamentos simbólicos, fundamentais para inclusão e prática ativa de cidadania.
Keywords
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