XIX Congress of the Iberoamerican Society of Digital Graphics, 

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ANÁLISE DA USABILIDADE CONFORME AS RECOMENDAÇÕES DA NORMA ISO 9241 – UM ESTUDO DE CASO DE APLICATIVO MOBILE DE GESTÃO DE PROJETOS (TRELLO)
Giorgio Gilwan da Silva

Last modified: 2015-08-27

Abstract


Os aplicativos para sistemas digitais tendem a ser usados como estratégia para a gestão de projetos de design pela facilidade do acesso em dispositivos mobile. Para as empresas é uma tecnologia acessível, dando a elas uma nova forma de se conectarem com seus consumidores, fornecedores e demais parceiros. Mas, é neste processo de interação que podem ocorrer muitos erros pela falta de eficiência, dificultando o uso do aplicativo. Neste contexto, a Gestão de Design é uma ferramenta estratégica de inserção adequada do design na empresa, orientando que seja considerado a satisfação das necessidades e desejos dos consumidores. Este estudo investiga a contribuição da Gestão de Design na qualidade do produto com foco na usabilidade.  Será utilizada a pesquisa qualitativa, exploratória caracterizada como estudo de caso, com o aplicativo Trello. A avaliação da interface do aplicativo junto ao usuário final foi baseada na norma ISO 9241, parte 10. Na fundamentação teórica contextualizam-se os conhecimentos sobre: gestão de design, usabilidade e as características dos dispositivos móveis. A justificativa desta pesquisa gira em torno da importância da Gestão de Design ao orientar o a empresa para atender os consumidores, gerar valor e contribuir para estimular a inovação e o crescimento no mercado competitivo. Outro atributo é o que estabelece a relação entre um design e seus consumidores, o que sem dúvida torna necessário pensar na interface entre produto/ usuário/sistema e contexto de uso. Dado o exposto, o objetivo geral desta pesquisa é identificar a contribuição da Gestão de Design na qualidade do produto com foco na usabilidade. Especificamente buscou-se diagnosticar como o mercado percebe e mensura os benefícios dos produtos com base nas normas de usabilidade; Verificar junto a usuários a usabilidade do aplicativo Trello, desenvolvido para gestão de projetos. Após a análise dos resultados da pesquisa de campo, formulam-se questões que possam orientar na concepção e na inovação constante de interfaces de sistemas na junção da lógica dos usuários e na revisão teórica que fundamentam os objetivos propostos. A pesquisa de campo será aplicada junto aos usuários do aplicativo Trello, avaliando a sua conformidade (software) com as recomendações constantes da parte 10 da norma ISO 9241 (princípio de diálogos). A pesquisa utiliza etapas de avaliação da experiência e satisfação dos usuários ao utilizar o aplicativo. Os procedimentos metodológicos contemplam: 1) definição e organização das fontes de pesquisa, das bases teóricas e metodológicas; 2) fundamentação teórica – leituras exploratórias e interpretativas da base teórica; 3) pesquisa de campo – identificação dos aplicativos e seleção da amostra; 4) Aplicação do questionário com questões de avaliação da usabilidade no que se refere às percepções do usuário e as formas dos dispositivos de acesso; 5) Análise e descrição dos resultados.  Os princípios de diálogo previstos na parte 10 da norma ISO 9241 foram utilizados na organização do questionário de identificação do grau de satisfação dos usuários. A parte 10 da ISO-9241 trata dos princípios de diálogo: que definem os 7 princípios de projeto que segundo o comitê técnico que elaborou esta norma ISO podem levar a uma interface humano-computador ergonômica.  São eles:  Adaptabilidade à tarefa - Um diálogo é adaptável à tarefa quando dá suporte ao usuário na realização efetiva e eficiente da tarefa.  Auto descrição - Um diálogo é auto descritivo quando cada passo é imediatamente compreendido através do feedback do sistema, ou quando sob demanda do usuário. Controle - O diálogo é controlável quando o usuário é capaz de iniciar e controlar a direção  e o ritmo da interação até  que seu objetivo seja atingido. Conformidade com as expectativas do usuário - O diálogo adapta-se às expectativas do usuário quando ele é consistente e corresponde a suas características, tais como conhecimento da tarefa, educação, experiência e convenções. Tolerância a erros - Um diálogo é tolerante à erros se a despeito de erros evidentes de entrada, o resultado esperado pode ser alcançado com mínimas ou nenhuma ação corretivas por parte do usuário. Adequação a individualização - O sistema é capaz de individualização quando a interface pode ser modificada para se adaptar as necessidades da tarefa, as preferências individuais e as habilidades dos usuários. Adequação ao aprendizado - O sistema é adequado ao aprendizado quando apoia e conduz o usuário no aprendizado do sistema. A norma explica como identificar a informação necessária a ser considerada na especificação ou avaliação de usabilidade de um computador em termos de medidas de desempenho e satisfação do usuário. Orientações sobre como descrever explicitamente o contexto de uso do produto e as medidas relevantes de usabilidade que são dadas pela norma podem na avaliação da interface de aplicativos para dispositivos móveis, foco deste estudo. Por isso, descrevem-se as características dos dispositivos móveis, cuja usabilidade será medida com a aplicação da parte 10 da ISO-9241. No estudo de caso os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa tiveram como foco o aplicativo Trello. Trata-se de um aplicativo online que permite gerenciar projetos e tarefas. Através de colunas personalizáveis, o usuário poderá acrescentar novas atividades e arquivos, inserir tags para facilitar sua localização posteriormente e delegar tarefas para outras pessoas. O Trello está disponível na web e em versões para Windows 8, iOS e Android 3.2.1.661. Esta ferramenta é um organizador de tarefas e eventos, inspirado na metodologia Scrum, processo de desenvolvimento para gerenciar projetos e desenvolvimento ágil de softwares (www.seomaster.com.br). O programa dispõe de uma grande tela azul chamada quadro (board), onde as listas (lists) são exibidas. Cada lista define os passos de uma ação específica. As listas podem ser nomeadas, como por exemplo, como “Fazer”, “Fazendo”, “Revisão” e “Feito”. Cada cartão representa uma tarefa específica, como por exemplo, “Revisar artigo para o blog” (www.seomaster.com.br). A amostra da pesquisa foi composta por 6 profissionais da área de design. O questionário foi formulado objetivando determinar os pontos fortes e fracos do produto com base na parte 10 da ISO-9241 que define os 7 princípios de projeto já citados acima, podem levar a uma interface humano-computador ergonômica. Os usuários responderam 4 perguntas para cada um dos princípios da norma. Os principais resultados deste estudo revelaram que segundo a maioria dos usuários do aplicativo Trello, os recursos do sistema permitem que todas as funções necessárias à execução das tarefas são realizadas rapidamente. 100% destacaram a facilidade na automatização das tarefas repetitivas o que assegura a agilidade aos processos. O principio da ISO, a auto-descrição é um ponto forte, demostrando a facilidade de uso e o uso amigável, um dos quatro critérios apresentados por Mozota (2003). Neste princípio, apenas a questão sobre a função do aplicativo em proporcionar explicações sensíveis ao contexto automaticamente, metade dos participantes não consideraram um ponto forte desta ferramenta de gestão, e, os demais resultados serão explanados no artigo por completo. A pesquisa de campo aplicada com usuários do aplicativo Trello foi realizada com base nas orientações da usabilidade, mas especificamente da sua parte 11, que descreve os objetivos de 7 princípios que levam os usuários a alcançar seus objetivos de maneira satisfatória. Esta satisfação é medida: pelo alcance da eficácia na realização dos objetivos; pela eficiência dos recursos do sistema para atingir estes objetivos e pela satisfação por conseguir de modo fácil usar todas as funções que o sistema oferece. A satisfação do usuário desenvolve um sentimento de progresso com a execução de seus objetivos.

A gestão do design tem como uma de suas metas a qualidade e o aprimoramento dos produtos, por isso, o seu desenvolvimento requer conhecimentos sobre o público alvo.  A solução dos problemas de design tem que atender as necessidades dos usuários. Esta abordagem coloca os usuários em todas as etapas projetuais, não só no final do processo. No entanto, é importante realizar testes com usuário na etapa final de desenvolvimento, onde possíveis alterações identificadas podem ser levadas em consideração e aprimorar a próxima versão. Constatou-se com a análise dos resultados da avaliação da usabilidade (qualidade e utilidade) que o aplicativo obteve alto grau de satisfação de uso pelo alcance da eficácia na realização dos objetivos; pela eficiência dos recursos do sistema para atingir estes objetivos e pela satisfação do usuário em conseguir de maneira fácil usar todas as funções que o sistema oferece.


Keywords


Gestão. Interação. Aplicativo. Mobile.

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