XIX Congress of the Iberoamerican Society of Digital Graphics, 

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METODOLOGIA PARA IDENTIFICAR UMA TAXONOMIA DE DOMÍNIO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NO ÂMBITO DA REDE
Janice de Freitas Pires, Alice Cybis Pereira

Last modified: 2015-08-27

Abstract


Palavras-chave: objetos de aprendizagem, arquitetura e design, taxonomia, ensino de projeto, tecnologias digitais.

INTRODUÇÃO

O processo de produção e disponibilização de materiais didáticos no contexto de educação em rede, na Internet, tem como objetivo primordial garantir o acesso com vistas ao compartilhamento e reuso destes materiais. Para que este objetivo seja alcançado, estes materiais, produzidos nas escolas, principalmente no âmbito do ensino superior, têm passado por processos de estruturação e reestruturação, no sentido de facilitar este acesso, a partir de sua caracterização como objetos de aprendizagem (OAs) (WILLEY, 2000; POLSANI, 2003). Neste processo, deve-se atentar aos conceitos de modularidade, granularidade, acessibilidade e reutilização de tais materiais.

Em sistemas de catalogação online, o conceito de metadados permite descrever e caracterizar os objetos de aprendizagem e assim garantir o seu acesso e reuso. Nestes sistemas são adotados padrões de metadados para estas descrições, tais como o Padrão Dublin Core, o Learning Object Metadata (LOM), etc. Estes padrões incluem tanto a descrição do conteúdo específico dos materiais, como o conteúdo tecnológico que os envolve. As descrições de conteúdo pela atribuição de palavras-chaves associadas ao material, e a sistematização destas a partir de sua categorização e relacionamentos, incrementa a dinâmica de busca e recuperação da informação (Autores, 2010), ampliando a acessibilidade ao material.

Santos e Mazini destacam para a necessidade de se designar e relacionar os conceitos que irão formar um campo de conhecimento a ser veiculado, como ocorre com as denominadas taxonomias de domínio. Para tanto, as relações entre os termos de uma taxonomia de domínio devem ser expressadas semanticamente, para explicitar seus significados.

O contexto deste trabalho se insere no projeto da rede <retirado para não identificação>, que se estrutura com o objetivo de dar suporte a inserção das tecnologias digitais nas escolas de arquitetura e design, no âmbito das disciplinas de projeto, através de um ambiente na Internet. Neste projeto, uma das ações é a de disponibilizar materiais didáticos produzidos pelos grupos de pesquisa parceiros da rede, com o propósito de compartilhamento e reuso entre diversas escolas de arquitetura do Brasil, por pesquisadores, docentes e estudantes.

Kwee (2008) destaca como uma das preocupações urgentes, frente as oportunidades trazidas pelas tecnologias digitais, a maneira de se apresentar a informação arquitetônica a fim de aumentar o entendimento claro sobre obras de arquitetura.

Segundo apontam Grassi et al, 2008, a aprendizagem para projetar não é somente uma questão de prática e experiência, e sim um dos mais complexos tipos de resolução de problemas que envolvem tarefas de natureza cultural, cognitiva e tecnológica. A partir deste entendimento fica evidente que a disponibilização de conteúdos de arquitetura de acesso aberto permitirá ampliar experiências de aprendizagem.

Em autores (2010) configurou-se uma metodologia para identificar uma terminologia específica de materiais didáticos, associando-se tal caracterização a explicitação de estruturas de saber para a delimitação de uma taxonomia. Esta considerou a necessidade que um mesmo material seja decomposto em várias partes, cada uma delas devendo ser indexada, demonstrando as conexões pré-definidas. O objetivo foi de experimentar a configuração de uma metodologia para a identificação de uma taxonomia que abarque um conhecimento específico, capaz de descrever e conectar objetos de aprendizagem, em diferentes níveis de granularidade e advindos de diversas abordagens, relacionadas a um mesmo tema.

Neste trabalho, partindo-se da metodologia anteriormente referida e utilizando-se como referencial taxonomias de domínio no contexto de arquitetura e design, busca-se delimitar uma metodologia para descrever os materiais didáticos no âmbito da rede <retirado para não identificação>. O objetivo é de atribuir-lhes maior acessibilidade através dos relacionamentos com outros materiais didáticos produzidos para o ensino de arquitetura e design.

 

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A metodologia se desenvolve através da análise de um material didático produzido no contexto de ensino de arquitetura de um dos grupos de pesquisa integrantes da rede<retirado para não identificação>, selecionado como estudo de caso. Como proposto em autores (2010),  a análise é desenvolvida com base em referenciais que possibilitem particularizar e ampliar o conhecimento existente associado aos materiais. Para as análises adota-se como referencial teórico e metodológico a abordagem de estruturas de saber (CHEVALLARD, 1999). Esta teoria estuda o processo dinâmico de constituição de um saber, permitindo identificar e associar aos materiais didáticos analisados elementos advindos de diferentes abordagens.

Logo, a terminologia identificada para descrever o material é confrontada com taxonomias de domínio da área do saber tratado, buscando compreender e apontar, por um lado, a correspondência de significados entre elas e, por outro, a necessidade de ampliação deste conhecimento, conforme metodologia adotada em autores, 2011.

As terminologias identificadas e associadas são reunidas e classificadas, explicitando-se os seus relacionamentos, de maneira sistematizada por meio de esquemas visuais, configurados como “mapas conceituais” (NOVACK & CAÑAS, 2006). O uso deste recurso facilita a visualização das conexões entre cada um dos elementos que compõem as estruturas encontradas e permite configurá-las como estruturas abertas à ampliação ou reorganização provocada pela adição de novos elementos (autores, 2008).

A partir deste marco teórico e metodológico, o trabalho se desenvolve através das seguintes etapas:

- Identificação das estruturas de saber veiculadas no material selecionado, buscando explicitar teorias, técnicas, tecnologias envolvidas e os problemas que propõe resolver (Chevallard, 1999);

- Associação destas estruturas de saber com as taxonomias de referência, buscando delimitar uma taxonomia associada ao material didático analisado;

- Estruturação e sistematização de uma taxonomia que abarque o material analisado e explicite os significados dos termos e relacionamentos.

 

RESULTADOS

A identificação de uma terminologia que associa conceitos, técnicas e tecnologias envolvidas em abordagens diferenciadas sobre um mesmo tema, possibilitou caracterizar a estrutura do material didático analisado. Delimitou-se tal terminologia como uma taxonomia de domínio hábil a permitir, através de relacionamentos entre os seus termos, a conexão entre objetos de aprendizagem para o projeto de arquitetura, especificamente os disponibilizados pelos integrantes da rede de ensino considerada neste trabalho.

Esta taxonomia de domínio propiciou explicitar terminologias próprias com significados específicos sobre um mesmo tema que envolve a configuração da forma arquitetônica, constituindo-se também como um material significativo para dar apoio aos processos de aprendizagem para o projeto de arquitetura.

A sistematização das terminologias em sistemas visuais, através dos mapas conceituais gerados, além de possibilitar conexões com outras abordagens e materiais didáticos através de sua estrutura dinâmica de organização, é útil ao processo de indexação dos materiais didáticos e objetos de aprendizagem.

Considera-se que toda esta sistematização também contribui para a constituição de uma taxonomia de domínio da arquitetura, ampliando a acessibilidade a uma informação especializada na área.

 

DISCUSSÃO

A metodologia de explicitação de estruturas de saber, a qual permitiu ampliar a terminologia relacionada a um material didático no âmbito do ensino de projeto de arquitetura, demonstrou ser adequada para a análise dos demais materiais didáticos a serem disponibilizados na rede <retirado para não identificação>

Frente as taxonomias de domínio de arquitetura, adotadas como referência para a análise e sistematização, identificou-se a limitação ou amplitude de tais taxonomias e a necessidade de agregar outros conceitos e termos encontrados nos materiais analisados.

Além disso, como continuação deste trabalho se identificarão outras abordagens,   taxonomias e tesauros de referência, para agregar mais elementos de saber e assim construir uma taxonomia que contemple um maior número de abordagens.

No contexto da rede de ensino na qual este trabalho se insere, considera-se que a metodologia proposta irá suportar o amplo acesso aos materiais, contribuindo aos processos de aprendizagem dos agentes envolvidos.


Keywords


objetos de aprendizagem; arquitetura e design; taxonomia

References


autora, 2008

autora, 2010

autora, 2011

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.

DE GRASSI, Mario; GIRETTI, Alberto; ANSUINI, Roberta.  MODELS OF DESIGN ACTIVITIES: Towards Effective Design Scaffolding. In: Matteo Zambelli; Anna Helena Janowiak; Herman Neuckermans. (Org.). Browsing architecture metadata and beyond : EAAE transactions on architectural education no.40 / org, MACE. 40ed.Stuttgart: Fraunhofer IRB Verlag, 2008, v. 1, p.

KWEE, Verdy. BEYOND DIGITAL REPOSITORIES: Architectural Information Presentation. In: Matteo Zambelli; Anna Helena Janowiak; Herman Neuckermans. (Org.). Browsing architecture metadata and beyond: EAAE transactions on architectural education no.40 / org, MACE. 40ed.Stuttgart: Fraunhofer IRB Verlag, 2008, v. 1, p. 118-125

NOVAK, J. D. & A. J. CAÑAS. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct Them. Disponível em: http://cmap.ihmc.us/Publications/ ResearchPapers/TheoryUnderlyingConceptMaps.pdf Acesso em: 29 agosto 2008.

POLSANI, P. R. Use and Abuse of Reusable Learning Objects. Journal of Digital Information. 2003.

SANTOS, C. A. C. M. dos; MAZINI, E. S. Organização do conhecimento: das classificações e vocabulários controlados às taxonomias e ontologias na web. Disponível em: https://bibliotextos.files.wordpress.com/2012/03/organizac3a7c3a3o-do-conhecimento-das-classificac3a7c3b5es-e-vocabulc3a1rios-controlados-c3a0s-taxonomias-e-ontologias-na-web.pdf  Acesso em: maio 2015.

WILEY, D. The instructional use of learning objects. 2000. Disponível em: <http://reusability.org/read/>. Acesso em: out. 2012.


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