XIX Congress of the Iberoamerican Society of Digital Graphics, 

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Simuladores Urbanos Digitais: Representação e Interação com a História das Cidades
Naylor Vilas Boas

Last modified: 2015-08-27

Abstract


Introdução

Este trabalho pretende apresentar os resultados de um processo de três anos de pesquisa e produção de um simulador baseado em ferramentas de desenvolvimento de videogames, em sua articulação com a exploração de modelos urbanos digitais que representam o presente e o passado de áreas centrais da cidade do Rio de Janeiro. Nesse sentido, serão apresentados alguns resultados preliminares, a partir de protótipos funcionais que permitem a exploração espacial de determinados espaços urbanos, bem como a movimentação temporal, em tempo real, entre dois momentos da sua história. Além dos resultados apresentados, também serão abordadas as questões metodológicas envolvidas, já que a construção de simuladores como esses envolve um aprofundamento nos processos de pesquisa urbana, a coordenação de equipes multidisciplinares, bem como o domínio técnico de complexas ferramentas digitais. Os simuladores urbanos digitais estão relacionados com a exploração de áreas de ponta da Gráfica Digital - representada pelo campo de desenvolvimento dos videogames - e trazem possibilidades bastante promissoras para o estudo das cidades, considerando neste processo o iminente ressurgimento das tecnologias de Realidade Virtual, que apontam para a popularização definitiva da visualização imersiva dos ambientes digitais.

Procedimentos Metodológicos

A construção de um simulador urbano digital através das ferramentas conhecidas como os "motores" ou "engines" de jogos são procedimentos metodologicamente complexos. Responsáveis pela implementação efetiva das funcionalidades de um videogame, as "engines" são ferramentas digitais que reúnem e articulam diferentes instrumentos para a construção de cenários onde o jogador irá atuar no espaço digital tridimensional, e conhecimentos de modelagem digital, texturização, programação lógica, entre outros saberes, tornam-se fundamentais para o domínio do processo. De qualquer modo, esta implementação é somente o final de um processo muito mais amplo. Em um ambiente de pesquisa, a construção destes sistemas envolvem uma série de linhas de atuação da equipe que, de modo multidisciplinar, constroem de maneira convergente as diferentes partes que serão reunidas na "engine".

No caso da experiência relatada, definiu-se um recorte espacial no centro da cidade do Rio de Janeiro, e um recorte temporal para sua representação em dois momentos: no início do século XX, e no início do século XXI, por serem bases de comparação que fazem sentido, do ponto de vista da história urbana, para a demonstração das grandes trasnformações ocorridas no lugar em um século. Partindo de bases já existentes de modelos digitais urbanos mais extensos, desenvolvidos pelo laboratório onde a experiência foi construída, realizou-se um aprofundamento do estudo sobre a área em questão, na medida em que um maior detalhamento do modelo digital foi necessário para oferecer a resposta gráfica adequada para a visualização que esta tecnologia demanda.

Considerando que os objetivos estavam relacionados não só com a modelagem da cidade atual, mas também com a representação de um ambiente urbano já inexistente de um século antes, abordagens metodológicas distintas foram necessárias para o desenvolvimento da pesquisa. Com isso, subdivisões na equipe de trabalho passaram a ser necessárias em função das especificidades deste processo: a modelagem e representação da cidade existente implica em uma imersão na própria cidade, e sua apropriação por meio da observação direta, registros fotográficos, desenhos etc. A representação da cidade do passado, por sua vez, implica em uma imersão em antigos mapas, fotografias e arquivos históricos em geral. Nota-se que tais demandas, somente no que diz respeito à modelagem urbana, já apresentam características bastante distintas que trazem implicações diretas na formação e distribuição da equipe de produção em função de suas preferências de trabalho.

Também lidamos com a questão da representação dos pequenos elementos da cidade, os detalhes do mobiliário urbano, bem como de outros elementos, que são de grande importância para a representação da ambiência da cidade. Em um simulador que permite o observador caminhar pelas ruas, são os pequenos detalhes que fazem a diferença. Nesse sentido, a modelagem destes elementos da cidade atual requer uma abordagem similar àquela da modelagem dos edifícios, ainda que a sua escala mais reduzida traga desafios distintos para sua representação. No caso da experiência relatada, o aporte interdisciplinar para o desenvolvimento foi dado a partir da articulação com uma tese de doutorado, com o tema relacionado com a paisagem gráfica da cidade, que trouxe subsídios importantes para a pesquisa e construção dos simuladores. Ainda que tal abordagem para a cidade do passado não tenha sido conduzida, em função das limitações de tempo e do número de integrantes da equipe, um mapeamento metodológico foi realizado, e verificou-se a necessidade de uma maior diversificação na consulta de documentos históricos para permitir seu desenvolvimento, já que os elementos do mobiliário urbano da cidade antiga raramente eram temas específicos dos fotógrafos de outrora.

Também a modelagem da topografia representou um outro desafio, e que também implicou em uma abordagem metodológica específica. No Rio de Janeiro, os morros são elementos fundamentais da paisagem urbana e, no caso da sua área central, são mais significativos, do ponto de vista da história urbana, já que sofreram intensos processos de transformação ao longo do século XX, onde demolições, totais ou parciais, foram realizadas e causaram profundas transformações nos seus espaços. Nesse sentido, a topografia também se configura como elemento dinâmico no tempo, que devem ser pensados em sua inserção no simulador digital. Pesquisas em antigos mapas e correções nas bases cadastrais atuais são necessárias para o processo de modelagem desses elementos, abordagem que difere essa linha de desenvolvimento daquelas descritas anteriormente.

Discussão

Métodos de modelagem digital em um contexto de pesquisa urbana, anteriormente sistematizados na tese de doutorado do orientador da pesquisa, direcionaram a produção da equipe. No entanto, a inserção das "engines" nesse processo acrescenta novos desafios metodológicos. Conhecimentos de programação lógica, originários de áreas distintas ao campo da Arquitetura e do Urbanismo, também são necessários para a construção dos simuladores, o que implica na necessidade de articulações muiltidisciplinares com outros campos de conhecimento. Em relação à modelagem digital em si, a implementação do modelo na "engine" implica diferentes abordagens construtivas face às demandas técnicas da ferramenta que necessitam ser cumpridas.

Passando a representar o espaço de articulação e síntese das diferentes linhas de produção comentadas anteriormente, e constituindo a etapa final do processo de construção dos simuladores, o conhecimento técnico da "engine" é estratégico, e deve ser dominado pelo orientador para garantir a continuidade do produção e da formação dos novos integrantes na formação das equipes de pesquisa que, no âmbito acadêmico, apresentam alta transitoriedade.

Resultados

Os resultados esperados para a pesquisa que dá origem aos simuladores urbanos digitais são bastante promissores. A partir dos modelos digitais do centro do Rio de Janeiro, estão previstos a produção de diferentes módulos "espaço-temporais" da cidade, contemplando espaços urbanos significativos para serem estudados e "visitados" digitalmente. Ao explorar a linguagem gráfica oferecida pelo campo dos videogames, esta pesquisa também procura estar preparada para o próximo passo da visualização representado pela emergência das tecnologias de Realidade Virtual acessíveis a um público mais amplo, indicado pelo desenvolvimento de equipamentos como "Oculus Rift" e "Virtuix Omni", entre outros, que prometem possibilitar a imersão e interação quase plena no espaço digital. Nesse sentido, ferramentas educacionais capazes de nos transportar para o presente e o passado das cidades de uma maneira totalmente nova, abrem novos caminhos para o estudo da sua história.

A partir do exposto anteriormente, direcionamos nossa discussão para a questão metodológica, pois é de grande importância pensarmos a sua estruturação epistemológica face aos desafios colocados, cuja natureza passa pela questão do conhecimento instrumental e técnico, mas não se limita a eles. Em um ambiente de pesquisa, o processo é tão ou mais importante que os resultados finais, já que é a partir dele que o conhecimento é contruído. Seu domínio e sua sistematização metodológica deve garantir a reprodutibilidade do processo e  sua constituição plena como um processo de pesquisa sobre a cidade.

 


Keywords


Modelos Digitais; Realidade Virtual; Videogames; História Urbana; Rio de Janeiro

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