XIX Congress of the Iberoamerican Society of Digital Graphics, 

Font Size: 
Precedentes em arquitetura como processo de visualização da informação
Leandro Silva Leite, Alice Theresinha Cybis Pereira

Last modified: 2015-08-27

Abstract


A problemática abordada na presente pesquisa diz respeito à adaptação dos processos de análise de precedentes em arquitetura enquanto mediadores no processo de visualização da informação.

Teorias normativas de aprendizagem sugerem que o sucesso é mais provável quando os alunos aprendem os princípios que regem os eventos, fenômenos e formas de aplicar estes princípios em uma disciplina que aborde situações específicas para resolver problemas de vários tipos, em uma didática do método. Contudo, nos campos que lidam com a prática profissional a instrução se desvia deste padrão, em vez disso, são dados muitos precedentes para aprender uma variedade de heurísticas. Este tipo de conhecimento é situado em um contexto de informações extra domínio e sua pedagogia é experiencial. Método onipresente nos cursos de arquitetura. AKIN (2002).

A importância da realização da presente pesquisa se encontra na relevância do uso de análise de precedentes para o ensino de projeto de arquitetura, e na necessidade de possibilitar acesso à modelos com possibilidade de visualização de informações mais abrangentes a respeito do processo de projeto utilizado como referência para a elaboração dos projetos de arquitetura.

O objetivo da presente pesquisa é compreender o conceito de projetos precedentes, identificar experiências de ensino de projeto de arquitetura pelo uso de precedentes e sistematizar o conhecimento a respeito dos modelos de precedentes necessários para a evolução das técnicas de visualização de informação existentes no ensino de projeto de arquitetura.

Como procedimento metodológico foi realizado processo de revisão sistemática com base na palavra chave: precedents architecture, no intervalo de 2003 a 2015, foram encontrados os seguintes resultados: plataforma capes com 116 publicações, plataforma Scopus com 193 publicações. Após revisão dos resultados foram selecionados 03 artigos completos para estudo aprofundado. Foram identificadas 02 bibliografias presentes nos artigos selecionados para estudo aprofundado enquanto referência base. A união dos 03 artigos principais selecionados, de um total de 308 publicações, com os 02 artigos de base identificados compõem o universo de amostragem da revisão sistemática presente na pesquisa.

Dos resultados obtidos temos o conhecimento a respeito do conceito de projeto precedente, pela confrontação dos conceitos de projeto baseado em casos (CBD), Akin (2002) e design baseado em precedente (PBD), Eilouti (2009). E a identificação de 03 experiências de utilização de precedentes para o ensino de projeto de arquitetura, Wu e Weng (2012) – China, Murphy et al (2012) – EUA, Senbel et al (2012) – Canadá.

 

Conceito de projeto precedente

 

Um precedente é um produto ou processo desenvolvido anteriormente, que pode ser usado para modelar novas soluções no domínio do problema da arquitetura. (AKIN, 2002).

Projeto precedente significa uma solução de design anterior, que tem algumas características interessantes de arquitetura ou engenharia: formais, estruturais, sintáticas, semânticas ou sistemáticas que podem fornecer exemplares parciais ou totais de novas soluções de design. As experiências anteriores de precedentes possuem duas possibilidades de utilização: para compreender situações novas ou para projetar soluções antigas em novos problemas. (EILOUTI ,2009).

In the former, experience is used to adapt older solutions to fit the problem at hand, and in the latter to exclude know solutions from the potential alternatives to guarantee a minimum level of innovation and uniqueness in the new solutions. This is also the case in architectural design where many cases over and over again, and where many tasks can be based on modifying past solutions. (Eilouti, 2009, p.341).

 

Um projeto baseado em casos (CBD) em arquitetura é a codificação de todos os dados necessários para descrever um precedente. A base de dados é a coleção de instâncias normalmente codificados em banco de dados manual ou computacional. E a instrução baseada em casos é a divulgação e aquisição de conhecimentos necessários em um domínio principalmente por meio de análise sistemática dos casos codificados em uma base de dados. (AKIN, 2002).

O design baseado em precedente (PBD) é visto como mais abrangente do que o projeto baseado em casos (CBD) porque ele destaca várias camadas de casos de representações e permite o empréstimo parcial, combinação e interpolação de vários casos. Precedent-based Knowlegde (PBK) é utilizado como referência ao processo de desenvolvimento de conhecimento de design com base em um estudo crítico de precedentes, o qual inclui em seu conjunto: Precedent-based Design (PBD), Precedent-based Analysis (PBA) e Precedent-based Evaluation (PBE), em um sistema de troca de modelos interconectado, que pressupõe a existência de um conjunto de estudos de caso selecionados e devidamente documentado e representado em forma tão completa quanto possível. (EILOUTI ,2009).

A utilização de precedentes como estratégia de design tem suas raízes em diferentes campos do conhecimento, dentre eles descreve: (1) a teoria da memória dinâmica, (2) os primeiros estudos de concepção de métodos sistemáticos, (3) tipologia de arquitetura, (4) utilizando precedentes para formular princípios formais de composição, e, finalmente, (5) estudos de tomada de decisão. Os modelos de conhecimento aplicado podem ser traduzidos em projetos quanto atribuído uma metodologia clara, ou seja, quando documentados e comunicados, os desenhos gerados levam a um novo armazenamento de dados para futuras interpretações e aplicações. É importante ressaltar a importância de representar esse conhecimento em protótipos aplicáveis e definir uma metodologia para facilitar a sua implementação para a nova geração de designers. (EILOUTI, 2009).

 

Experiências de ensino de projeto de arquitetura pelo uso de precedentes

A questão da análise de precedentes é um fator presente em pesquisas de diversas regiões do mundo. Dentre elas destacamos quanto ao uso do raciocínio analógico o estudo de Wu e Weng (2012), (China Uniersity of Technology – Taiwan, China), os quais relatam que sem orientação adequada dos professores os alunos frequentemente recorrem ao método de tentativa e erro à espera de seus rascunhos para ser revisto pelos seus professores e aprender com seus erros. Portanto, os alunos tendem a falta de pensamento independente e também se tornam menos motivados a aprender.

Murphy et al (2012), (University of Califórnia- E.U.A & University of Gothenburg – Suécia), descrevem processo de pesquisa de investigação da aprendizagem, interação e uso da tecnologia no ensino de arquitetura na Suécia. Pelo qual foi explorado o uso do raciocínio analógico como meio para identificar problemas nas interações críticas da arquitetura, principalmente se concentrou sobre a invocação de conversação sobre referenciais arquitetônicos específicos, quando utilizados como casos comparativos destinados a ampliar, esclarecer ou detalhar desafios em apresentações estudantis. A atribuição dos alunos era projetar um hotel para um pequeno lote que atualmente se encontrava vazio. Do qual concluem como método importante usar referências arquitetônicas de ver e entender o seu próprio trabalho (e o outro), mas também fazer uso de suas próprias experiências cotidianas como um habitante do ambiente construído.

Para Senbel et al (2012), (University of British Columbia, Vancover, BC, Canadá), os estudantes de design buscam cada vez mais informações de casos precedentes por arquivos digitais na web, contudo, ressalta que pouco se sabe sobre os méritos relativos de uso, ou oportunidades de casos digitais como uma fonte de conhecimento para estudantes de design.

Discussões finais

Os autores destacam o fato de que designers inexperientes têm de confiar em banco de dados de antecedentes fora de suas próprias memórias. E que quanto mais completa a documentação e mais consistente e acessível a catalogação e classificação mais úteis as entradas nesses bancos externos. Precedentes em banco de dados, portanto, tem que ser detalhados, consistentes e numerosos o suficiente para atender às necessidades programáticas.

Descrevem o fato de que precedentes precisam ser comparáveis de modo que os usuários possam entender melhor o que distingue um caso do outro e só podem fazê-lo se as medições, indicadores, variáveis ou atributos são constantemente definidos e derivados em todos os casos. Para os autores, o desafio principal para base de casos precedentes é encontrar o equilíbrio entre a qualidade dos dados e o número de casos em um banco de dados.

O presente trabalho tem com contribuição a sistematização de 08 quadros a serem utilizados para o uso de precedentes enquanto ferramenta de visualização de informações no ensino de projeto de arquitetura. São eles:

01 – Modelos PBK em arquitetura;

02 – Campos do conhecimento;

03 – Fases principais onde precedentes podem ajudar a projetar;

04 – Tipos de processamento do modelo;

05 – Quadro comparativo entre modelos de identidade, análise e utilização de precedentes;

06 – Modelos de identificação de soluções de projeto por uso de precedentes;

07 – Modelo de análise de precedentes;

08 – Modelos de formas de utilização de precedentes por modelos digitais 3-D.

O impacto para a área de conhecimento se dá pela relevância da sistematização dos conceitos para a evolução do processo de análise de precedentes em arquitetura enquanto ferramenta de visualização de informação.

 


Keywords


Projeto precedente, projeto de arquitetura, modelos digitais 3-D

References


AKIN, € O. Case-based instruction strategies in architecture. Design Studies, 23(4), 407e431. 2002.

EILOUTI, B. H. Design knowledge recycling using precedent-based analysis and synthesis models. Design Studies, 30(2009), 340e368. 2009.

MURPHY, Keith M; IVARSSON, Jonas; LYMER, Gustav. Embodied reasoning in architectural critique. Design Studies 33, 530-556, Elsevier, 2012.

SENBEL, Maged; GIRLING, Cynthia; WHITE, James T.; KELLETT, Ron; CHAN, Patrick F. Precedents reconceived: Urban Design learning catalysed through data rich 3-D digital models. University of British, Columbia, Vancouver, BC, Canada, 2012.

WU, Yun-w; WENG, Kuo-Hua. Using na analogical thinking model as na instructional tool to improve student cognitive ability in architecture design learning process. Int. J. Technol. Des. Educ. DOI 10.1007/s/0798-012-9219-3. Taiwan. 2012.

 


An account with this site is required in order to view papers. Click here to create an account.