Last modified: 2015-09-13
Abstract
INTRODUÇÃO
O Design, cada vez mais se caracteriza como um campo de atuação interdisciplinar, abordando problemas ou métodos de trabalho. Em situações de Ensino-Aprendizagem tem como princípio básico potencializar o processo de construção do conhecimento onde cada solução de Design representa a busca de equilíbrio entre interesses e necessidades do professor e do aluno, como também das instituições educacionais (PORTUGAL, 2013, p.17).
Com a evolução das mídias digitais, o uso de ferramentas para desenvolvimento de apresentações multimídia é uma realidade inclusive no ambiente de ensino. Assim, para o desenvolvimento de material didático, diversas ferramentas estão disponíveis, porém, mesmo com grande capacidade de personalização da interface que está sendo desenvolvida (apresentação multimídia) há necessidade da identificação de parâmetros para organização e distribuição do conteúdo de forma que torne seu material claro, organizado e significativo.
Assim, este artigo busca identificar parâmetros relativos à organização de Interfaces Visuais de Apresentações Multimídia utilizadas no ensino. Portanto, considera-se importante a sistematização fundamentada em princípios de Design e Multimídia para melhor organização do conteúdo ampliando a interação e absorção por parte dos expectadores.
A relevância desta pesquisa, pode ser contextualizada a partir do Censo EAD.BR 2013/2014, relatório analítico da Associação Brasileira de Educação à Distância - ABED, que reforça o uso de Apresentações Multimídia para o ensino, principalmente na educação à distância. Este estudo identificou que do total de 309 instituições entrevistadas, 80,3% utilizam de ferramentas virtuais nos cursos ofertados. Do total de 808 respostas, 24,1% mencionaram o uso de apresentações multimídia. (ABED, 2014). Com estes dados é possível identificar a grande importância da temática para a área de Ensino, principalmente relacionada a composição de materiais multimídia que ampliam a interação professor-aluno.
Assim, o estudo inicia a partir de uma revisão sobre Design Instrucional que consiste em uma ação intencional e sistemática de ensino, envolvendo o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas (FILATRO, 2008, p.3).
Posteriormente, destaca-se o conceito de material didático. Para Bandeira (2009) o termo Material Didático é abrangente, podendo ser organizado em diferentes suportes e mídias, que precisa ser corretamente estruturado para atender seu objetivo sendo dividido em três categorias: impresso, audiovisual e o que utiliza de novas tecnologias. (BANDEIRA, 2009, p. 21). No caso deste artigo, será abordado o material quanto à sua categoria audiovisual, pois utiliza de multimídias computacionais e de novas mídias, que são entendidas como as possibilidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) com a produção, armazenagem, distribuição de informação e entretenimento, por exemplo, no uso de computadores e redes (como a internet). (BANDEIRA, 2009, p. 21).
Como aprofundamento, trata-se de Apresentações Multimídia. Estas são utilizadas em situações didáticas específicas, sendo o suporte mediador da interação professor-aluno através de sua interface visual. Em síntese, multimídia envolve “um conjunto de meios utilizados de forma linear para a comunicação, de um conteúdo, produto baseado em computador, que permite a integração de gráficos, animações, vídeo, áudio, etc”. (BANDEIRA, 2009, p. 22).
Portugal (2013, p.84) também aborda o conceito de multimídia mencionando que a necessidade de utilizar esses recursos no contexto educacional torna-se cada dia mais crescente.
Profissionais que atuam no desenvolvimento de apresentações multimídia, ressaltam que praticamente todas as apresentações têm como objetivo levar pessoas a aderir a algo: uma ideia, produto, conceito ou mesmo mudança de comportamento”. (ADAS & GALVÃO, 2011). Neste sentido, é fundamental que sua linguagem seja clara e objetiva para que a absorção do conteúdo se torne viável.
Identificadas estas questões, a relação com Design inicia a partir das definições e conceito de multimídia, seguindo pelos 12 princípios de multimídia Mayer (2009) sendo estes: interatividade, multimídia, coerência, redundância, personalização, modalidade, sinalização, contiguidade, pré-treinamento, voz, imagem e segmentação.
Posteriormente, serão analisados princípios universais do Design como alinhamento, cor, consistência, relação figura/fundo, pregnância, hierarquia, efeito estética/usabilidade (LINDWELL, HOLDEN & BUTLER, 2010).
Quanto às interfaces visuais embasa-se nas abordagens de acordo com Cooper, Reimann e Cronin, (2007, p.293), que recomendam o uso de propriedades visuais para agrupar elementos, hierarquia clara, estrutura visual e fluência, coesão, consistência e contexto apropriado de imagens, interação de estilos e funções compreensivelmente e propositalmente além de evitar ruído visual e desordem.
Também considera-se o uso de princípios de usabilidade visual, que visam a melhoria de interfaces além do padrão monótono com design fundamentado em princípios de estética e compreensão do público. Estes estão subdivididos em itens como consistência, hierarquia, personalidade, layout, tipografia, cor, imagens, controles e affordances (SCHLATTER; LEVINSON, 2013).
Por fim, com o embasamento destes conceitos o desenvolvimento das análises se desenvolverá fundamentado na visão do Design, encontrando padrões entre as abordagens para guiar o desenvolvimento de materiais didáticos com organização, qualidade estética e principalmente que atendam aos objetivos de ensino desejados no momento do desenvolvimento,
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O artigo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva. Para Gil (2010) a pesquisa exploratória tem como objetivo oferecer um panorama global sobre algum tema ainda pouco explorado e de acordo com Prodanov e Freitas (2013) é elaborada a partir do levantamento de informações sobre o tema e depois descreve os procedimentos realizados e resultados obtidos.
Aprofundando o conhecimento sobre o tema, adotou-se o procedimento técnico de pesquisa bibliográfica que segundo Lakatos e Marconi (2010), proporciona a análise de um assunto através de um novo olhar e não a simples reprodução de algo falado ou registrado sobre este tema. Esta pesquisa será fundamentada em princípios de Material Didático (Bandeira, 2009; Portugal, 2013), Design Instrucional (Bandeira, 2009; Filatro, 2008) e Apresentações Multimídia (Adas, Galvão, 2011) relacionando-os com Princípios de Multimídia (Portugal, 2013; Mayer, 2009), Princípios Universais do Design (Lidwell, Holden e Butler, 2010) Design de Interfaces Visuais (Cooper, Reimann e Cronin, 2007) e Usabilidade Visual (Schlatter e Levinson, 2013) discutindo e estruturando parâmetros para auxílio no desenvolvimento de apresentações multimídia.
Oportunamente, levando em consideração a interdisciplinaridade e complexidade do tema, será realizado o processo de revisão integrativa, que reúne o passado da literatura empírica ou teórica para ampliar a compreensão sobre o fenômeno estudado (BOTELHO, CUNHA & MACEDO, 2011). Este também permite a geração de novos conhecimentos pautados em resultados de pesquisas anteriores (MENDES; SILVEIRA & GALVÃO, 2008; BENEFIELD, 2003; POLIT; BECK, 2006). Nesta fase, principalmente algumas bibliografias serão adicionadas ao portfólio da pesquisa, contribuindo para a estruturação do discurso e posteriores análises.
RESULTADOS
Objetiva-se sistematizar parâmetros fundamentados nos princípios de Design, Multimídia, Interfaces Visuais e Usabilidade Visual, que contribuam para a organização deste conteúdo das apresentações para valorizar a produção, tornando-a coerente e permitindo maior interação dos professores com os acadêmicos mesmo em momentos não presenciais (EaD) atendendo aos objetivos de ensino.
Identifica-se fundamental esta abordagem com a visão do Design, em função de sua capacidade de atuação Interdisciplinar e identificação no desenvolvimento de produtos multimídia.
DISCUSSÃO
O estudo contribui para a área de Design e Educação. Materiais Didáticos que melhoram a interação professor-aluno, se tornam importantes ferramentas de ensino, onde envolve-se Design Instrucional que atuando no campo acadêmico aglutina trabalhos onde haja participação do designer em projetos voltados para a Educação em qualquer nível – Infantil, Fundamental, Médio, Superior e Avançado. (PORTUGAL, 2013, p.17)
A prática de Design vem sendo cada vez mais reconhecida no cenário nacional e acredita-se que com pesquisas desenvolvidas em áreas com relacionamento interdisciplinar, o ramo só tende a crescer e se tornar um setor ainda mais representativo, valorizado e importante na economia.
Assim, esta abordagem é interessante a partir de seus resultados e também para estimular estudos futuros nesta área, que possui grande importância para o ensino, principalmente à distância, sendo fundamental o levantamento dos presentes dados e discussões realizadas.
Keywords
References
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