XIX Congress of the Iberoamerican Society of Digital Graphics, 

Font Size: 
Organização da multimídia em ebook interativo infantil
Deglaucy Jorge Teixeira, Berenice Santos Gonçalves, Alice T. Cybis Pereira, Milton Luiz Horn Vieira

Last modified: 2015-08-27

Abstract


INTRODUÇÃO

O ato de contar histórias desde os tempos remotos é um dos principais veículos para transmissão de conhecimento entre gerações. Considerado por Crawford (2005) um dos componente mais importante em uma cultura.

Contar histórias por meio de imagens, como nas pinturas rupestres, deu início as atuais possibilidades de unir ilustração com grupos de palavras em uma composição híbrida para transmitir sentido em conteúdos de livros ilustrados infantis.

Na perspectiva das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), as histórias presentes nos livros infantis ilustrados ganharam outras mídias para compor sua narrativa, como som e animação, fortalecendo assim, o seu caráter multimídia em ambiente digital com chances de interatividade. O que antes era impresso e encadernado em papel, agora virou livro eletrônico – os ebooks interativos infantis.

Este novo suporte trouxe algumas mudanças às políticas públicas brasileiras de fomento a leitura. A estimativa é que em 2017 todos os livros didáticos distribuídos pelo governo estejam disponíveis em formatos digitais. Desde de 2013, com a distribuição de tablets para os professores da rede pública, o Brasil vem incentivando, de forma gradual, o uso das tecnologias digitais nas escolas (TOKARNIA, 2014).

Atualmente, a organização do conteúdo é um dos aspectos de avaliação de qualidade da obra impressa para criança. No edital do Plano Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), proposto pelo Fundo Nacional de desenvolvimento na Educação (FNDE) para aquisição de obras de literatura impressa destinadas às escolas públicas em 2015, além dos aspectos de legibilidade do texto, exige que o projeto gráfico-editorial equilibre o texto principal, às ilustrações, aos textos complementares e a outras intervenções gráficas que conduzam o leitor para dentro e para fora do texto principal (BRASIL, 2014).

Para Salisbury e Styles (2013), no design de livro infantil ilustrado, o texto e a imagem possuem a mesma importância narrativa e, na maioria dos casos, nenhum deles faz sentido quando usado separadamente. Por isso existem critérios para organização de texto com imagem em histórias ilustradas, tanto em livro infantil quanto em obras de arte sequencial. Estes critérios favorecem significativamente para as mídias, texto e imagem, sejam organizadas de forma efetiva no ato de contar história.

No ebook interativo com histórias infantis a necessidade de organizar as mídias de forma significativa torna-se mais complexa, pois além de texto e imagem, este suporte pode envolver animação e som.

Em recente pesquisa de revisão sistemática sobre conhecimentos necessários para integrar a multimídia e a interatividade em narrativa digital infantil, Teixeira et al (2014), destacou a possibilidade de estudar a multimídia em ebook interativo infantil a partir de conceitos tradicionais que relacionam texto e imagem em livros ilustrados.

O objetivo desta pesquisa foi explorar as especificidades e os possíveis padrões de organizações dos elementos da multimídia, utilizando, portanto, esses conceitos tradicionais para organização de imagem e texto em narrativas para criança a partir de duas possibilidades, a saber:

Organização de texto e imagem em livros infantis ilustrados: Associação, Dissociação e Conjunção (LINDEN, 2011);

Organização de texto e imagem em arte sequencial: específicas de palavras, específicas de imagem, duo-específicos, combinação aditiva, combinação paralela e montagem (MCCLOUD, 1995).

Assim, alinhou-se esses conceitos com os tipos de organização da multimídia no ambiente digital: combinação de mídia estática com mídia dinâmica (RIBEIRO, 2012; CHAPMAN, 2000; e VAUGHAN, 2014).

Segundo Ribeiro (2012), para explorar as potencialidades disponíveis na tecnologia digital é necessário conhecer as características específicas dos tipos de mídias e adequar as combinações de informação visual e auditiva às mensagens que se deseja transmitir.

Para isso, foi feito um estudo bibliográfico sobre ebook interativo como uma evolução do livro infantil ilustrado, tomando como enfoque, as mídias utilizadas para contar história. Isto posto, junto ao estudo dos elementos de multimídia, analisou-se a obra Es así (É assim) da autoria Paloma Valdivia como um exemplar no que tange a organização das mídias.

O formato impresso dessa obra foi selecionado pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola do Ministério da Educação (PNBE - MEC) em 2012 (BRASIL, 2011) e distribuído gratuitamente para as escolas públicas de ensino básico no Brasil.

A mesma obra em formato de ebook interativo foi publicada pela editora mexicana Fondo de Cultura Económica e distribuído pela Apple Store em versão bilíngue inglês e espanhol.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Inicialmente, selecionou-se uma obra de literatura infantil com crivo de qualidade, no que se refere o equilíbrio de texto e imagem, aprovada pelo Plano Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) junto a sua versão digital, em ebook interativo. Segundo Creswell (2010), o fato de indicar intencionalmente os elementos para o estudo proposto é uma das características da abordagem qualitativa, desta forma, estes elementos contribuirão para o entendimento do problema e da questão de pesquisa.

Com base no estudo bibliográfica, utilizado como guia de investigação e fundamentação teórica, categorizou-se os critérios de organização das mídias, imagem e texto, em histórias infantis publicadas em livros impressos.

Em seguida classificou-se as especificidades das mídias e suas formas de organização em multimídia digital.

Por fim, fez se uma análise descritiva a partir das categorias de organização da multimídia no contexto da obra apresentada em artefato impresso e digital. Para essa análise, foram selecionadas telas em que as mídias som e/ou animação acrescentam conteúdo significativo por meio de elementos que não estavam presentes na versão impressa. Estas telas, juntamente com as páginas correspondentes do livro impresso, foram representadas nesta pesquisa por meio de figuras, não para comparação, mas com fins ilustrativos dessa análise.

 

RESULTADOS

O design de um livro infantil envolve principalmente a estrutura do conteúdo no que tange a organização dos tipos de informações multimídia no contexto se sua materialidade. Nos livros tradicionais esta organização opera de acordo com critérios de relacionamento de texto e imagem de forma significativa a história. Nos livros digitais interativos, onde, devido a uma maior quantidade de mídias, a estruturação dos elementos informativos tornam-se mais complexas, é importante que haja diretrizes para organizar o conteúdo de forma efetiva para envolver o leitor à história.

O equilíbrio do conteúdo faz parte dos critérios de qualidade estipulado pelos editais do governo brasileiro para aquisição de livros infantis tradicionais. No contexto digital, em relação ao novos artefatos para leitura decorrente da proliferação das tecnologias emergentes e aquisições governamentais, faz se urgência em estabelecer critérios para organização de conteúdo agregando as mídias adicionais, tais como som e animação.

Neste contexto, trazendo referenciais da organização de conteúdos de mídias estáticas exploradas em livros infantis tradicionais,  os resultados mostraram que a história opera como fator estruturante da multimídia.  Com isso, seguiu-se os princípios essenciais da composição texto-imagem de livro infantil ilustrado impresso junto aos princípios de organização de mídias estáticas e dinâmicas no ambiente digital.

Diante da análise dos exemplares estudados foi possível perceber uma estreita relação da organização de texto e imagem agrupados com as mídias dinâmicas, som e animação.

 

DISCUSSÃO

A organização das mídias podem variar em decorrência dos eventos da história e do artefato utilizado. No contexto das histórias infantis ilustradas em ambiente digital é possível seguir os critérios estabelecidos para organizar texto e imagem e assim agrupar, de forma significativa, o som (narração e tema musical) e a animação, desde que, para que se efetive a organização destas mídias como uma multimídia digital esta organização contemple a combinação de pelo menos uma mídia estática com uma mídia dinâmica.

Desta forma, a partir da combinação de texto e imagem na versão impressa da obra analisada, observou-se, na versão digital, o alinhamento de uma mídia estática com uma ou duas mídias dinâmicas. Tal como a combinação do texto escrito com a narração e com o tema musical, ou mesmo a imagem estática com o tema musical ao fundo.

Como o escopo desta pesquisa não abrangeu o estudo da interatividade, é possível que este estudo seja reestruturado como roteiro de organização de mídias e interatividade na produção de livros ilustrados infantis ou como critérios de qualidade de artefatos narrativos em multimídia, tal como o ebook interativo infantil. Podendo ainda ser utilizado como critério para criação ou avaliações decorrentes de editais para aquisição de livros digitais de literatura infantil.

 


Keywords


multimídia; ebook interativo infantil; book app infantil

References


BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de Convocação para Inscrição de Obras de Literatura no Processo de Avaliação e seleção para o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2015. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/biblioteca-da-escola/ biblioteca-da-escola-consultas>. Brasília, 2014. Acesso em: 16 maio 2015.

______. Ministério da Educação. Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2012 - Obras Selecionadas. 22 set. 2011. Disponível em  <http://portal.mec. gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=13915&Itemid=>. Acesso em 16 Maio 2015.

CHAPMAN, Nigel P.; CHAPMAN, Jenny. Digital multimedia. Wiley, 2000.

CRAWFORD, Chris. Chris Crawford on interactive storytelling. California [ebook]. New Riders Games, 2005.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. (tradução Magda França Lopes). 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

COSTELLO, Vic. Multimedia Foundations. CRC Press, 2012.

CULLINAN, Bernice E. et al. Literature and the child. 8.ed. Belmont – USA: Wadsworth Cengage Learning, 2014.

FLATSCHART, Fábio. Livro Digital etc. [Digital Kobo]. Rio de Janeiro: Brasport, 2014.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. (tradução Dorothée de Bruchard). São Paulo: Cosac Naify, 2011.

McCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.

RIBEIRO, Nuno. Multimédia e tecnologias interactivas. 5.ed. FCA-Editora de informática. Lisboa, 2012.

SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.

SARGEANT, E. Interactive storytelling: How picture book conventions inform multimedia book app narratives. Australian Journal of Intelligent Information Processing Systems, v. 13, n. 3, p. 29-35, 2013.

SERAFINI, Frank. Reading the visual: An introduction to teaching multimodal literacy. Nova York: Teachers College Press, 2014.

SIPE, Lawrence R. Picturebooks as aesthetic objects. Literacy Teaching and Learning, v. 6, n. 1, 2001.

STICHNOTHE, Hadassah. Engineering stories? A narratological approach to children’s book apps. BLFT - Nordic Journal of ChildLit Aesthetics, v. 5. Noruega, 2014.

TEIXEIRA, Deglaucy J; SOUZA, Ana Luiza C. M.; GONÇALVES, Berenice S. Interatividade e multimídia no contexto de narrativas para ebook infantil em dispositivos móveis: uma revisão sistemática. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 13, n. 26, 2014.

TEIXEIRA, Deglaucy J. A interatividade e a narrativa no livro digital infantil: proposição de uma matriz de análise. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.

VAUGHAN, Tay. Multimedia: Making it work. 9.ed. Tata McGraw-Hill Education, 2014.

TOKARNIA, Mariana. Livros de escolas públicas terão versão digital em 2017. Agência Brasil. 17 Jan. 2014. Disponível em <http://memoria.ebc.com.br/ agenciabrasil/noticia/2014-01-17/livros-de-escolas-publicas-terao-versao-digital-em-2017>. Acesso em 16 Maio 2015.

 

 


An account with this site is required in order to view papers. Click here to create an account.