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Chamada de Resumos

  1. Sumário

A Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital ( SIGRADI ) reúne arquitetos, urbanistas, designers e artistas ligados às novas mídias digitais e constitui-se como parceira de organizações similares na Europa ( eCAADe ) , América do Norte ( ACADIA ), Ásia / Oceania ( CAADRIA) e Países Árabes e Norte da África (ASCAAD).

Realiza uma conferência anual, onde são debatidas as mais recentes aplicações e possibilidades tecnológicas no contexto da  gráfica digital, com a participação dos principais especialistas nacionais e internacionais.

Já foram realizados dezoito Congressos SIGRADI ao longo do território Ibero-americano.  Em 2015, o XIX Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital  será sediado em Florianópolis, Brasil, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina como iniciativa dos Cursos de Pós-graduação em Arquitetura (PÓSARQ) e  em Design (PósDesign).

 

O Tema escolhido “Informação de Projeto para interação” revela um dos mais importantes  caminhos que a tecnologia vem nos oferecendo para melhorar o processo de projeto, integrando informação aos elementos da gráfica digital de forma paramétrica. Esta integração permite que os diversos profissionais de projeto possam interagir sobre um mesmo modelo, possibilitando simulações, materializações e avaliações sobre dados mais aproximados com a realidade, evitando erros e desperdícios. Projetos com maior responsabilidade social podem ser realizados através da inserção no ensino e na prática profissional desta nova forma de projetar. Assim este congresso se dedica a dar tempo e espaço para apresentações e discussões sobre trabalhos neste tema aplicado as diversas áreas, como Arquitetura, Urbanismo, Design, Animação, Artes, entre outras.

Olhando por uma outra ótica, este tema também nos traz o conceito de Cidades Inteligentes, onde  a disponibilização de informação integrada aos elementos gráficos inseridos nos componentes das cidades (ruas, áreas abertas, edificações e objetos), permitem  interações mais responsáveis, gerando ações sustentáveis e colaborativas entre os cidadãos.

  1. Categorias

 

O Tema principal do Congresso que é “Informação de Projeto para interação”, tem as seguintes Categorias ou Linhas Temáticas para submissão são:

  • Building Information Modeling (BIM)
  • Cidades Inteligentes (Smart Cities)
  • Fabricação digital
  • Prototipagem rápida
  • Patrimônio digital
  • Realidade aumentada
  • Design de interação
  • Animação e Jogos Digitais
  • Arte Interativa
  • Simulação e Modelagem
  • Visualização da informação
  • Educação
  • Sistemas generativo
  • Projetos colaborativos
  • Robótica
  1. Orientações para o envio de resumos

Para o envio do resumo, deve-se seguir as orientações gerais do esquema IMRaD (Introduction, Methodology, Results and Discussion), podendo ser adicionadas as subseções que forem consideradas pertinentes. Solicita-se o envio dos resumos contendo as seguintes seções, com o mínimo de 1200 palavras e o máximo de 1500 em seu total (sem incluir as referencias bibliográficas).

 

  • TÍTULO – Nome do trabalho conciso e coerente com o objetivo do estudo.
  • PALAVRAS-CHAVE – Palavras-chave que identificam o estudo. Máximo: 5.
  • INTRODUÇÃO – Qual é o problema estudado, qual a importância da realização do seu estudo e qual objetivos se propõe a alcançar?
  • PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – Abordagem ao Problema, ou seja, como foi feito o estudo, quais foram as etapas de realização, assim como, quais materiais e técnicas foram utilizadas.
  • RESULTADOS – O que se concluiu ou o que se espera obter?
  • DISCUSSÃO –  O que o estudo contribui ou poderá contribuir?  Interpretação dos resultados, discutindo seus efeitos, impacto e significado para a área de conhecimento.
  • REFERÊNCIAS – Quais fontes foram ou serão consultadas?

 

Você pode adicionar uma imagem única que não exceda o tamanho A4 em 150 dpi.

Por ser uma avaliação cega, o texto do resumo não deve fazer menção aos nomes dos autores nem da instituição a que pertencem.

O envio deve ser feito pelo sistema no site do evento http://sigradi2015.sites.ufsc.br  no link Submissão/Resumos.

 

  1. Calendário
  • Chamada de Resumos: 9 de março
  • Prazo para envio dos Resumos: 25 de maio
  • Divulgação dos Resumos Aceitos: 20 de Julho
  • Envio de trabalhos completos: 14 de Setembro
  • Workshop Pré-Congresso: 23 e 24 de Novembro
  • PhD Workshop: 24 de Novembro
  • Congresso:  25, 26 e 27 de Novembro
  1. Idioma do Congresso

As línguas oficiais da conferência são Inglês, Espanhol e Português.

  1. Diretrizes Gerais

Os resumos serão analisados por um Comitê Científico Internacional sob os seguintes critérios de avaliação:

  • . Coerência com o tema da conferência;
  • . Originalidade do tema, problema ou projeto;
  • . Relevância da contribuição para a área;
  • . Adequação da metodologia ou das técnicas empregadas;
  • . Qualidade de referências;
  • . Organização geral do resumo de acordo com as diretrizes estabelecidas nesta chamada.
 7.  Regulamento
  •  Não há um limite para o número de resumos por Autor Principal ou Co-Autor na fase de seleção.
  •  Se deve deixar claro a totalidade de autores já na fase de envio dos resumos.
  •  Cada artigo selecionado e publicado deve ter ao menos um (1) autor registrado de forma completa.
  •  Podem ser publicados até dois (2) artigos como Autor Principal. Se existirem más de dois artigos por Autor Principal com possibilidades de ser aceito, o Comitê Editorial selecionará os dois com maior pontuação.
  •  Não há limite no número de participações em trabalhos publicados como co-autor. No entanto, o Comitê Editorial reserva-se ao direito de questionar esse número se considerar excessivo com base na sua experiência.